Menos de um terço dos brasileiros comprará presente de Dia dos Pais

O site Reclame Aqui aconselha os consumidores a serem cautelosos com produtos muito baratos.

Author
Publicado em 24/07/2024 às 11:14h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 24/07/2024 às 11:14h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
Entre os que não pretendem presentear, 50% alegaram falta de dinheiro (Shutterstock)
Entre os que não pretendem presentear, 50% alegaram falta de dinheiro (Shutterstock)

Em meio a uma crise econômica persistente, o Dia dos Pais deste ano será marcado por uma realidade dura para muitos brasileiros: 72% das pessoas não pretendem presentear seus pais na data comemorativa, que cai no dia 11 de agosto. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela plataforma de queixas Reclame Aqui, que ouviu 1.500 consumidores.

💸 Apesar da ligeira melhora em relação a 2023, quando a parcela de não presenteadores era de 77%, o número ainda é expressivo e reflete o impacto da crise no poder de compra das famílias brasileiras. Entre os que não pretendem presentear, 50% alegaram falta de dinheiro, enquanto 22% ainda estão indecisos.

Leia também: Voa Brasil: Governo lança hoje 1ª fase de programa com passagens aéreas de até R$ 200

Para os 28% que pretendem presentear, a pesquisa indica que a busca será por itens mais práticos e acessíveis, com destaque para roupas (18%), perfumes (12%) e calçados (10%).

Assim como no Dia das Mães, os filhos que comprarão presentes para seus pais estão limitados financeiramente: a maioria (87%) planeja gastar até R$ 300, sendo que quase metade deles (46%) não pretende ultrapassar os R$ 100. Uma minoria investirá entre R$ 301 e R$ 500 (10%), entre R$ 501 e R$ 1 mil (2%) e mais de R$ 1 mil (1%).

🤑Quanto aos presentes mais desejados, calçados e roupas lideram a preferência dos compradores (30%). Em seguida, cosméticos e perfumes são escolhas populares (18%), seguidos por itens esportivos (15%). Outros tipos de presentes completam o restante das opções. O site Reclame Aqui aconselha os consumidores a serem cautelosos com produtos muito baratos e, ao receberem ofertas online ou em redes sociais, a evitarem clicar em links desconhecidos ou com erros gramaticais.