Mega investidor dos EUA vende Itaú e Petrobras, mas aposta nestas ações
Howard Marks, da Oaktree, compra outras brasileiras e até argentinas

🤑O mega investidor norte-americano Howard Marks, através de sua gestora Oaktree, rebalanceou sua carteira no segundo trimestre do ano ao vender 30% das ações que tinha em Itaú (ITUB4) e cerca de 11% dos papéis detidos em Petrobras (PETR4), conforme dados compilados pelo site Valuesider, a partir de números enviados pelos maiores fundos americanos.
Marks, autor do livro O Mais Importante para o Investidor, ainda mantém posições no banco e na petroleira brasileiras, mas agora bem menores do que antes. Após a venda de 2,75 milhões de ações, o Itaú representa 0,74% da carteira. Já o corte de 593 mil papéis da Petrobras deixou-a com participação de 1,25%.
Ainda que em posição menor, outro banco brasileiro levou uma tesourada da Oaktree no trimestre passado. Isso porque a gestora se desfez de quase 1% das ações que possuía do Bradesco (BBDC4), cerca de 236 mil papéis, ajustando para 1,49% a representação da empresa no fundo.
Leia mais: Pós-balanço, Genial e Itaú BBA elevam preço-alvo para Bradesco (BBDC4)
Embora grandes companhias brasileiras tenham perdido espaço no portfólio gerido por Howard Marks, ele ainda mantém apostas em ações brasileiras ligadas aos setores de petróleo e gás, com novas compras, incluindo até companhias argentinas.
Aposta em ações brasileiras
🏗️Entre as novas compras da Oaktree estão os papéis da Gerdau (GGBR4), que entram no fundo, com peso total de 0,37% e saldo de 5,8 milhões de ações.
Outras companhias brasileiras que tiveram compras de ações expressivas pela gestora no trimestre foram: Braskem (BRKM5), com alta de 20%, e Azul (AZUL4), com alta de 33%. Ambas empresas têm participação na carteira de 0,30% e 0,19%, respectivamente.
Já com uma compra mais contida de 10%, a Vale (VALE3) teve incremento de 1,2 milhão de ações no trimestre. No total, a gestora detém 12,7 milhões de papéis da mineradora brasileira, sendo, portanto, a Vale a ostentar a maior representação entre as brasileiras na carteira da Oaktree, com peso de 2,72%.
Leia mais: Brasil tem 9 empresas entre as 500 maiores do mundo, conheça
Argentina
💃Também é preciso mencionar que Howard Marks aproveita oportunidades no mercado argentino, já que os dados mostram um aumento de 168% nas compras da YPF, empresa líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina.
Nessa oportunidade, a Oaktree adquiriu quase 600 mil ações da YPF, totalizando uma posição de 954 mil papéis e representação de 0,37% na carteira da gestora.
Desde o seu fundo histórico em julho de 2022, os papéis da argentina YPF, listados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), acumulam valorização superior a 600%. E com a chegada de Javier Milei à presidência do país, o mercado passou a precificar mais chances de privatização da companhia.

ITUB4
Banco ItaúR$ 37,65
27,80 %
11,60 %
7.5%
9,48
1,95

Itaú revisa inflação de 2025 para 4,7%, perto do teto da meta
De acordo com o economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita, o balanço de riscos para a inflação em 2025 está inclinado para baixo.

Itaú Unibanco (ITUB4) emite R$ 3 bilhões em renda fixa; veja condições
Entenda qual é o destino do dinheiro pego emprestado pelo bancão com investidores profissionais.

Depois de mega demissão, Itaú (ITUB4) oferece indenização milionária aos trabalhadores
Proposta inclui bônus de até 10 salários mínimos, manutenção de benefícios e análise individual de alguns casos.

Clientes de Itaú, Nubank e Bradesco relatam falhas em pagamentos de boletos
O problema, que começou no início da manhã, coincidiu com o quinto dia útil do mês, data tradicionalmente marcada por alto volume de movimentações financeiras.

Itaú (ITUB4) deve pagar "dividendo adicional relevante" no início de 2026, indica CEO
Milton Maluhy Filho disse que o banco está no seu melhor momento de crescimento.

Itaú (ITUB4) prevê IPCA em 5% em 2025 e aposta em dólar mais “barato”
A revisão reflete a expectativa por cortes de juros mais cedo nos Estados Unidos, o que enfraquece a moeda americana.

Itaú (ITUB4) é processado por demissões no home office
Sindicato dos Bancários anunciou ação coletiva e ação por danos morais contra o banco.

Itaú (ITUB4) faz demissões por baixa produtividade no home office
Segundo o banco, corte é fruto de "revisão criteriosa de condutas relacionadas ao trabalho remoto".