Magazine Luiza (MGLU3) aposta em ex-Nubank para ‘destravar’ MagaluBank
A missão é clara: ampliar a penetração de produtos financeiros no ecossistema digital da companhia.

🚨 O Magazine Luiza (MGLU3) reforçou seu time de executivos com uma aposta de peso para destravar o potencial de sua vertical financeira: Jörg Friedemann, ex-Nubank (ROXO34) e com passagens por instituições como UBS Pactual, Bank of America Merrill Lynch, Goldman Sachs e Citi, é o novo CEO do MagaluBank.
A missão é clara: ampliar a penetração de produtos financeiros no ecossistema digital da companhia, hoje ainda tímida apesar da escala da operação.
Enquanto a vertical financeira já atinge 40% de penetração nas lojas físicas — mais de 1.200 unidades espalhadas pelo Brasil —, nos canais digitais a presença do MagaluBank ainda é incipiente: menos de 5% de penetração, mesmo com o e-commerce respondendo por 75% do faturamento do grupo.
É esse gargalo que Friedemann foi chamado para resolver.
“O potencial de crescimento de nossa vertical financeira é imenso, sobretudo com o aumento da oferta e da conversão em nossos canais digitais”, destacou Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza.
Segundo ele, a chegada do novo CEO representa um avanço estratégico: “A vinda de Jörg, um executivo com ampla experiência no processo de digitalização de produtos financeiros, certamente vai nos ajudar a aproveitar todo esse potencial.”
Um banco completo dentro do Magalu
O MagaluBank reúne soluções em crédito, pagamentos, seguros e consórcios. Entre os destaques:
- Luizacred, joint-venture com o Itaú, já administra mais de 6 milhões de cartões de crédito;
- Prêmios de seguros emitidos superaram R$ 1,5 bilhão em 2024, via parceria com a BNP Paribas Cardif;
- Consórcio Magalu cresceu 30% no último ano;
- A vertical financeira processou R$ 100,1 bilhões em transações (TPV) em 2024, com carteira total de R$ 20,3 bilhões.
O ROE (retorno sobre patrimônio) da operação financeira ficou em 30%, um patamar robusto frente ao setor de varejo.
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Friedemann chega com credenciais de peso
No Nubank, Jörg Friedemann atuou como head global de ESG e inteligência de mercado, liderando projetos ligados à inovação e estratégia em finanças digitais.
Agora, o desafio será traduzir essa experiência para alavancar o MagaluBank nos canais digitais e, com isso, aumentar a margem Ebitda da companhia, hoje em 8%.
“O Magalu está numa posição privilegiada para crescer na vertical financeira. Temos credibilidade, marca forte, 35 milhões de clientes ativos e parcerias duradouras. As oportunidades são gigantes”, afirmou o novo CEO.
Repercussão no mercado
A Ativa Investimentos avaliou positivamente a contratação, destacando que a movimentação reforça o foco do Magazine Luiza em fortalecer seu braço financeiro e explorar novas oportunidades para sua fintech.
📈 No entanto, manteve recomendação neutra para as ações MGLU3, sinalizando preferência por Mercado Livre (MELI34) no setor.

MGLU3
Magazine LuizaR$ 9,42
-15,48 %
1,14 %
3.24%
16,06
0.61

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