Lula convoca reunião emergencial com líderes e ministros do Congresso

A reunião está marcada para acontecer no Palácio do Planalto.

Author
Publicado em 19/04/2024 às 15:06h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 19/04/2024 às 15:06h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou, nesta sexta-feira (19), uma reunião emergencial com ministros e líderes do governo no Congresso. 

A reunião irá acontecer no Palácio do Planalto e deve discutir o desgaste do Executivo com o Legislativo após os recentes conflitos com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. 

🚨 Além disso, Lula está interessado em discutir a agenda do Congresso da próxima semana, com especial atenção para a definição de uma estratégia em relação à sessão de análise de vetos. 

O governo tem como principais preocupações os vetos da LOA (Lei Orçamentária Anual), da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e do Projeto de Lei das Saidinhas. Além disso, devem ser abordadas as chamadas pautas-bomba e os projetos de regulamentação da reforma tributária.

Leia também: AGU pede prorrogação para MG aderir ao RRF e exige pagamento de R$ 2,3 bi em 2024

A reunião estava marcada para acontecer na última quinta-feira (18), no entanto, o governo conseguiu o adiamento para evitar uma derrota com a derrubada de vetos considerados importantes. Agora, a sessão deve acontecer na quarta-feira (24).

⏰ O governo conseguiu uma margem de tempo para elaborar uma estratégia e evitar uma derrota, porém ainda precisa garantir apoio na Câmara dos Deputados. 

A relação entre os Poderes ficou tensa após Lira criticar publicamente o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, chamando-o de "incompetente".

Lula saiu em defesa do ministro, afirmando que ele permaneceria no cargo "apenas por teimosia", o que não agradou ao presidente da Câmara.

Confira a lista de autoridades que devem comparecer na reunião: 

  • Jaques Wagner (PT-BA) - líder do governo no Senado;
  • José Guimarães (PT-CE) - líder do governo na Câmara;
  • Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) - líder do governo no Congresso Nacional;
  • Alexandre Padilha - ministro das Relações Institucionais;
  • Paulo Pimenta - ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social;
  • Rui Costa - ministro da Casa Civil.