21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
🚨 Nesta semana, a defesa de Daniel Vorcaro protocolou um pedido no Tribunal de Falências do Sul da Flórida solicitando que a justiça americana negue o reconhecimento do processo de liquidação movido pelo Banco Central (BC) do Brasil.
O argumento central de Vorcaro utiliza a recente fiscalização aberta pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para sustentar que a liquidação do banco não é um fato consumado e que o processo no Brasil carece de clareza processual.
A estratégia visa barrar o chamado "Chapter 15", um mecanismo legal que permitiria à liquidante nomeada pelo BC, a EFB Regimes Especiais, acessar documentos e bens de Vorcaro e da instituição nos Estados Unidos.
Ao contestar o reconhecimento desse processo, o banqueiro tenta proteger os ativos internacionais de serem utilizados para o pagamento de credores, alegando que o reconhecimento violaria "políticas públicas básicas" dos EUA, especialmente quando a lisura do processo estrangeiro está sob dúvida.
No documento apresentado ao juiz Scott M. Grossman, na Flórida, a defesa de Vorcaro afirma categoricamente que "a liquidação é uma questão contestada no Brasil" e que o registro está longe de ser claro sobre a sua inevitabilidade.
Essa linha de argumentação foi fortalecida pelo embate em Brasília, onde o ministro do TCU, Jhonatan de Jesus, chegou a autorizar uma inspeção presencial no BC para auditar o relatório que embasou a liquidação.
➡️Leia mais: Ouro é passado: Títulos do Brasil são o novo investimento de elite, diz gestora
Embora o ministro Jhonatan tenha recuado formalmente da inspeção individual nesta quinta-feira (8), remetendo a decisão ao plenário do TCU, o "estrago" diplomático e jurídico já foi feito.
Vorcaro utiliza o fato de uma Corte de Contas brasileira questionar os métodos do Banco Central para lançar dúvidas sobre a legalidade da intervenção, tentando enquadrar o caso na Seção 1506 da lei americana, que permite barrar processos estrangeiros onde a justiça processual seja duvidosa.
A movimentação de Vorcaro acendeu um alerta vermelho em Brasília. Especialistas e técnicos do próprio TCU, ouvidos reservadamente, afirmam que a Corte de Contas está ultrapassando seus limites constitucionais.
O entendimento jurídico predominante é que o TCU tem competência para fiscalizar a legalidade dos atos administrativos, mas não possui autoridade para interferir ou reverter uma liquidação bancária decidida pela autoridade monetária, ato que é exclusivo do Banco Central e passível de revisão apenas pelo Judiciário (STF).
Enquanto isso, Vorcaro defende seu modelo de negócios na Flórida, afirmando que buscou "estratégias inovadoras" para incluir famílias brasileiras no sistema bancário e que atraiu bilhões de reais de investidores de varejo confiando no regime regulatório e na cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
💲 Se o juiz americano aceitar a tese de Vorcaro, o Banco Central brasileiro perderá o poder de rastrear e recuperar ativos na Flórida, criando um impasse internacional que pode atrasar o ressarcimento dos credores e desgastar a imagem da supervisão bancária brasileira perante o mundo.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Investidores podem financiar as operações de crédito dos bancos destinadas ao agronegócio brasileiro.
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?