Itaú (ITUB4) propõe divisão do Itaú BBA em reorganização societária

Pela proposta, as atividades do Itaú BBA serão divididas entre Itaú Unibanco Holding e Itaú BBA Assessoria Financeira

Author
Publicado em 01/11/2023 às 21:35h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 01/11/2023 às 21:35h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Itaú disse que mudança busca maior eficiência (Shutterstock)
Itaú disse que mudança busca maior eficiência (Shutterstock)

O Itaú Unibanco (ITUB4) apresentou uma proposta de reorganização societária que prevê a cisão, com posterior incorporação, do Banco Itaú BBA. A mudança será discutida em assembleia de acionistas convocada para 30 de novembro.

Em comunicado publicado nesta terça-feira (31), o Itaú disse que a proposta foi aprovada pelo seu Conselho de Administração em 26 de outubro e visa "maior eficiência e retorno dos valores investidos", além da "racionalização do uso de seus recursos e a otimização de suas estruturas e negócios". 

Veja também: Cielo (CIEL3) amplia lucro e pagará R$ 191,7 milhões em JCP

Segundo a instituição, a proposta prevê a cisão total do Banco Itaú BBA e a posterior incorporação das parcelas cindidas pelo Itaú Unibanco Holding e pela sua subsidiária Itaú BBA Assessoria Financeira.

"Serão transferidas as seguintes atividades do Banco Itaú BBA: (a) para a Itaú BBA Assessoria todas as atividades de assessoria financeira, estruturação e coordenação de operações com títulos ou valores mobiliários; e (b) para o Itaú Unibanco todas as atividades típicas de instituições financeiras", afirmou.

Itaú convoca AGE

Para avançar com a proposta, o Itaú convocou uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para 30 de novembro. A assembleia terá início às 15h e ocorrerá de forma inteiramente digital.

"O Itaú Unibanco tem buscado, de forma constante, a racionalização do uso de seus recursos e a otimização de suas estruturas e negócios, com vistas a propiciar maior eficiência e retorno dos valores investidos e acredita que a Operação em questão trará benefícios claros nessa direção, considerando a extinção de uma sociedade de seu conglomerado e de suas licenças para operar", concluiu o banco.

O Itaú BBA é um banco focado no atendimento de empresas e investidores. O negócio começou em 1988 sob o nome de BBA Creditanstalt, por meio de uma sociedade entre o banco austríaco Creditanstalt e os executivos Fernão Bracher e Antonio Beltran. A instituição foi comprada pelo Itaú e transformada em Itaú BBA em 2002.