Israel congela contas do Hamas na exchange de criptomoedas Binance

Em guerra contra Israel, grupo que controla a faixa de Gaza estaria pedindo doações pela internet

Author
Publicado em 10/10/2023 às 17:09h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 10/10/2023 às 17:09h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Hamas estaria usando criptomoedas para financiar suas atividades. Foto: Shutterstock
Hamas estaria usando criptomoedas para financiar suas atividades. Foto: Shutterstock

A polícia israelista bloqueou contas que eram usadas pelo Hamas para arrecadar fundos para o grupo, que hoje está em guerra contra Israel. Foram congeladas, por exemplo, contas na exchange de criptomoedas Binance e no banco Barclays.

Em uma publicação na rede social X, a Polícia de Israel disse que as contas de criptomoedas foram bloqueadas por sua unidade cibernética em colaboração com o Ministério da Defesa, a Agência de Segurança e outras agências de inteligência do país.

Veja também: Guerra em Israel deve ter impacto limitado na economia brasileira, diz Fazenda

Já a conta registrada no banco Barclays foi congelada com auxílio da política britânica, depois de ter sido indicada pelo Hamas como um meio de financiamento ao grupo.

A Polícia de Israel publicou um pedido atribuído ao grupo que controla a Faixa de Gaza. O anúncio diz que Gaza precisa de medicamentos com urgência, além de comida e abrigo, por causa da guerra contra Israel. Por isso, pede ajuda por meio de doações. Veja:

Ainda na rede social, a Polícia de Israel disse que continuará trabalhando em conjunto com o Ministério da Defesa e outros parceiros “contra o financiamento do terrorismo, atacando os ativos financeiros estratégicos das organizações terroristas”.

Israel declarou guerra contra o Hamas, depois que o grupo atacou o país com foguetes, no sábado (7). O país, contudo, já vinha investigando o uso de criptomoedas pelo Hamas, especialmente através da Binance. Outras contas do grupo já haviam sido congeladas antes do conflito.