IFIX retoma a marca dos 3 mil pontos após forte queda

Sem a alta de hoje a desvalorização iria ultrapassar 5%.

Author
Publicado em 06/12/2024 às 18:32h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 06/12/2024 às 18:32h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
O IFIX já acumula três meses consecutivos de queda (Imagem: Shutterstock)
O IFIX já acumula três meses consecutivos de queda (Imagem: Shutterstock)

💰 O IFIX, principal índice dos fundos imobiliários, fechou abaixo dos 3 mil pontos na última quinta-feira (5), atingindo seu menor nível desde maio de 2023. O índice acumulou queda de quase 2% na sessão.

No entanto, após dias de queda, o IFIX apresentou uma recuperação de cerca de 2% nesta sexta-feira (6), voltando a negociar acima dos 3 mil pontos. Porém, a volatilidade do índice permanece, com uma perda acumulada de 3,6% em dezembro. Sem a alta de hoje, a desvalorização seria ainda maior, ultrapassando 5%. 

Leia também: XP projeta inflação de 5% e PIB de 2% em 2025

📊 Cabe lembrar que o IFIX já acumula três meses consecutivos de queda, com um recuo total de 7,75% desde setembro. Os indicadores apontam para a possibilidade de um novo mês negativo em dezembro, aprofundando ainda mais a perda do índice no ano, que já se aproxima de 9%. Para efeito de comparação, o Ibovespa registrou queda de 5,75% no mesmo período.

A recente queda do índice se deve principalmente à elevação da taxa Selic e à expectativa de que os juros permaneçam altos por mais tempo. Essa mudança nas projeções para a taxa básica de juros é resultado da intensificação do risco fiscal, do vigor da economia e do aumento da inflação.