Ibovespa ganha nova composição para 2026; veja quem entrou e quem saiu

O índice é recalibrado a cada 4 meses, para garantir que reúne as ações mais negociadas da B3.

Author
Publicado em 05/01/2026 às 12:38h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 05/01/2026 às 12:38h Atualizado 1 dia atrás por Marina Barbosa
Nova carteira do Ibovespa conta com 85 papeis de 79 empresas (Imagem: Shutterstock)
Nova carteira do Ibovespa conta com 85 papeis de 79 empresas (Imagem: Shutterstock)

Ibovespa começou o ano com novidades. É que a sua carteira foi atualizada e a nova configuração entrou em vigor nesta segunda-feira (5).

📈 Principal índice da B3, o Ibovespa reúne as ações mais negociados da bolsa brasileira. Por isso, é recalibrado a cada quatro meses para continuar condizente com a liquidez dos ativos, sempre nos meses de janeiro, maio e setembro.

Desta vez, a atualização garantiu a entrada da Copasa (CSMG3) no Ibovespa. Contudo, também marcou a saída da CVC (CVCB3) do principal índice da B3.

A mudança ainda deu mais peso para a Axia (AXIA3), que agora aparece como o quarto ativo de maior representatividade no índice.

Veja as 10 ações com maior peso na nova carteira do Ibovespa:

Ao todo, 85 papeis de 79 empresas brasileiras estão presentes na nova carteira do Ibovespa. O número de ativos é maior que o de empresas porque Petrobras, Axia, Bradesco, Cyrela (CYRE3) e Localiza (RENT3) aparecem com mais de uma ação no índice.

Prévias do Ibovespa

📅 A nova composição do Ibovespa entrou em vigor nesta segunda-feira (5) e valerá até o final de abril, quando o índice será recalibrado novamente.

Antes das mudanças, a B3 sempre divulga três prévias da nova carteira, para que o mercado se prepare para a mudança. Afinal, o Ibovespa serve de referência para diversos ativos. Muitos ETFs (fundos de índice) seguem o comportamento do índice, por exemplo. 

Veja quando saem as prévias:

  • 1ª prévia: no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira;
  • 2ª prévia: no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira;
  • 3ª prévia: cinco dias úteis antes do início da vigência da nova carteira.

As próximas mudanças do Ibovespa, portanto, devem ser conhecidas ao longo de abril e entrarão em vigor em maio.

Antes disso, contudo, algumas alterações pontuais podem ser realizadas, pois a B3 não admite a presença de penny stocks ou ações de empresas em recuperação judicial no índice.

CSMG3

COPASA
Cotação

R$ 43,07

Variação (12M)

116,97 % Logo COPASA

Margem Líquida

16,55 %

DY

5.3%

P/L

12,13

P/VP

1,90