Ibovespa ignora ruína de Maduro na Venezuela; saiba quais ações mais subiram
Enquanto Petrobras e demais petroleiras recuaram, o setor bancário e a mineradora Vale deram um banho.
Nas últimas semanas, o Ibovespa (IBOV) vem batendo recordes nominais consecutivos. Na última terça-feira (21), por exemplo, o principal índice da bolsa de valores brasileiro fechou acima dos 140 mil pontos, o que nunca tinha acontecido na história.
📊 No entanto, os ganhos da bolsa não se resumem à cotação em real, conforme relatório divulgado pelo BTG Pactual. Desde abril, a valorização do Ibovespa na cotação em dólar já passa dos 20%.
O ponto de partida para a análise do banco de investimentos foi o dia conhecido como “Liberation Day”, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma série de tarifas para vários países. A decisão movimentou os mercados globais fortemente, fazendo com que especialmente as moedas emergentes se desvalorizassem.
Quando o mercado se acalmou -e Trump paralisou as medidas- a sorte apontou para os mesmos mercados. E é neste grupo que o real e a bolsa brasileira estão incluíndos, portanto, viram forte valorização.
O banco destaca que, entre as 87 ações que compõem o Ibovespa, apenas sete delas tiveram retorno negativo desde 8 de abril até esta terça, 20 de maio. Neste mesmo período, o Ibovespa acelerou 16,1 mil pontos.
🚀 Leia mais: Não foi só o Ibovespa: 16 ações também bateram recorde nesta semana, confira
A maior parte deste movimento foi incentivado pelas ações de empresas dos setores financeiros. Bradesco (BBDC4) acumulou 30% de alta, enquanto B3 (B3SA3) subiu 27% e Itaú (ITUB4) acumulou 22%.
Fora deste segmento, outros tickers que contribuíram foram Sabesp (SBSP3) que avançou 21,4% e Vale (VALE3) que subiu 12,5%. Por outro lado, o resultado só não foi melhor porque Raia Drogasil (RADL3) recuou 23% e o Banco do Brasil (BBAS3) caiu 7% depois dos resultados do primeiro trimestre decepcionar os investidores.
Nesta quarta (21), o IBOV é negociado com baixa de 1,2%, aos 138,3 mil pontos, de acordo com dados da bolsa de valores. O resultado atual apagou a valorização alcançada na última semana, deixando o índice no vermelho em quase 0,5%.
O resultado é um reflexo da preocupação global com os dados inflacionários que serão divulgados pelos Estados Unidos. O crescimento do déficit fiscal do país acende o alerta dos investidores, já que essa é a economia considerada o porto seguro para os investimentos globais.
O Fundo Monetário Internacional criticou o governo dos EUA e apelou que o país reduza o déficit fiscal. Em entrevista do Financial Times, a diretora Gita Gopinath destacou que o corte de impostos gera preocupação para a economia local e global.
“Deveríamos ter uma política fiscal nos EUA que seja compatível com a redução da dívida em relação ao PIB ao longo do tempo”, afirmou ela. “A expansão contínua das restrições comerciais e o progresso insuficiente no tratamento das vulnerabilidades destacadas pelas falências bancárias de 2023 apresentam importantes riscos”, completou.
Enquanto Petrobras e demais petroleiras recuaram, o setor bancário e a mineradora Vale deram um banho.
Terão direito ao recebimento dos proventos os acionistas que possuírem posição acionária na companhia ao final do dia 29 de dezembro.
Um dos maiores bancos do país, com valor de mercado atual de R$ 183,6 bilhões, está há 12 horas com instabilidades.
De acordo com o sindicato, a mudança foi comunicada a 844 profissionais da área de investimentos no dia 1º de dezembro.
O rali recente levou os papéis de volta ao patamar de 2022, após dois anos marcados por lucros pressionados e desafios operacionais.
A instituição também destacou o avanço da rentabilidade com disciplina na concessão de crédito e controle dos indicadores de inadimplência.
A maior parte dos analistas do mercado projeta um cenário otimista para o banco.
Analistas apontam oportunidades em setores como bancos, mineração e saúde na nova temporada de resultados.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?