21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
🚨 O caso do Banco Master deixou de ser apenas uma liquidação técnica para se tornar uma questão de segurança nacional.
Em entrevista nesta terça-feira (13), o ministro Fernando Haddad afirmou que o país pode estar diante da maior fraude bancária de sua história.
A declaração endossa o trabalho do Banco Central (BC) e do presidente Gabriel Galípolo, com quem Haddad afirma manter contato diário.
O ministro ressaltou que, embora o processo exija formalidade e amplo direito de defesa, a firmeza é necessária para proteger o interesse público.
Um dos pontos de maior sensibilidade destacados por Haddad é a capitalização do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Embora o fundo seja uma entidade privada, cerca de um terço de seus recursos provém de bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BBAS3).
O Master teria movimentado bilhões em uma "ciranda financeira" envolvendo fundos de investimento e carteiras de crédito consignado fraudadas, o que agora exige um resgate bilionário para ressarcir investidores de CDBs.
No front das contas públicas, Haddad trouxe um dado preliminar que acalmou parte dos investidores. O governo central encerrou 2025 com um déficit primário de 0,1% do PIB.
O resultado significa o cumprimento da meta de "déficit zero", já que a Lei de Diretrizes Orçamentárias permite uma margem de tolerância de até 0,25% (R$ 31 bilhões).
➡️ Leia mais: BTG prevê semestre difícil para o BB (BBAS3) e adia dividendos 'gordos'
No entanto, o ministro fez uma distinção técnica importante, se forem incluídas as despesas que ficaram fora da contabilidade oficial por decisões judiciais, como o pagamento de precatórios e indenizações a aposentados do INSS, o rombo real salta para 0,48% do PIB.
Haddad rebateu as projeções recentes do Tesouro Nacional sobre a explosão da dívida pública, argumentando que o principal vilão do endividamento não é o gasto do governo, mas o patamar elevado da taxa Selic, que gera um custo de juros real insustentável.
A entrevista também marcou o retorno de Haddad após um breve período de férias e trouxe à tona o tema de sua sucessão.
O ministro confirmou que conversará com o presidente Lula sobre sua intenção de deixar o cargo até fevereiro. Haddad pretende colaborar na linha de frente da campanha de reeleição de 2026, tarefa que ele considera incompatível com a rotina do Ministério da Fazenda.
📊 O nome de Dario Durigan, atual secretário-executivo da pasta, ganha força nos bastidores como o sucessor natural para manter a continuidade da política econômica.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Investidores podem financiar as operações de crédito dos bancos destinadas ao agronegócio brasileiro.
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?