Gafisa (GFSA3): Por que Nelson Tanure foi denunciado pelo MPF?

O caso envolve, em especial, a aquisição da incorporadora Upcon pela Gafisa.

Author
Publicado em 22/12/2025 às 16:17h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 22/12/2025 às 16:17h Atualizado 1 minuto atrás por Elanny Vlaxio
A denúncia foi feita na última quarta-feira (17) (Imagem: Divulgação)
A denúncia foi feita na última quarta-feira (17) (Imagem: Divulgação)
👀 O MPF (Ministério Público Federal)  apresentou denúncia contra o investidor Nelson Tanure por suposto uso de informação privilegiada em operações financeiras relacionadas à Gafisa (GFSA3), segundo denúncia protocolada na 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo. 
O caso envolve, em especial, a aquisição da incorporadora Upcon pela Gafisa, transação que, segundo os procuradores, foi estruturada de forma a tirar vantagem indevida dos valores envolvidos, com impacto na distribuição de ações entre os sócios.
Segundo a acusação, Tanure e o empresário Gilberto Benevides, controlador da Upcon, teriam coordenado a operação de modo a inflar o capital social da Upcon antes da conclusão do negócio, o que resultou em um número maior de ações da Gafisa sendo entregues a Tanure do que lhe caberia normalmente. 
🔎 O MPF alega que a transação foi planejada de forma complexa e sem o conhecimento do mercado ou dos demais acionistas da Gafisa. A defesa de Tanure criticou a acusação, afirmando que ela “foge do escopo das regras que regem o procedimento penal” e ressaltou que a  CVM (Comissão de Valores Mobiliários) não identificou irregularidades na operação.
Os advogados argumentam ainda que a operação chegou a ser amplamente debatida e aprovada pelos acionistas da Gafisa no momento da sua realização. Paralelamente, a defesa tenta mudar o foro do processo, pedindo que o caso seja remetido ao STF (Supremo Tribunal Federal). 
O pedido se baseia na alegação de que a investigação estaria vinculada a outras linhas de apuração que envolvem o Banco Master, instituição que também tem sido foco de investigações e controvérsias no sistema financeiro, e de uma possível conexão com as transações sob escrutínio.
🗣️ O MPF ressaltou urgência no andamento da denúncia, argumentando que, uma vez que Tanure e os envolvidos já ultrapassaram os 70 anos, o prazo para prescrição do caso seria reduzido pela metade, com possibilidade de prescrição em fevereiro de 2026 caso o processo não avance.

GFSA3

GAFISA
Cotação

R$ 4,94

Variação (12M)

-79,24 % Logo GAFISA

Margem Líquida

-7,18 %

DY

0%

P/L

-0,89

P/VP

0,03