FGC vai reembolsar 800 mil investidores do Master, metade do previsto

Segundo o FGC, a diferença se deve às informações apresentadas pelo Banco Master.

Author
Publicado em 17/01/2026 às 12:23h - Atualizado Agora Publicado em 17/01/2026 às 12:23h Atualizado Agora por Marina Barbosa
O FGC começou a pagar os investidores do Master neste sábado (Imagem: Shutterstock)
O FGC começou a pagar os investidores do Master neste sábado (Imagem: Shutterstock)
O número de investidores e correntistas do Banco Master que têm direito ao reembolso do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) revelou-se bem menor do que o previsto inicialmente.
Quando o banco foi liquidado, o FGC estimou que 1,6 milhão de pessoas teriam direito ao pagamento de garantias. Contudo, esse número caiu pela metade quando os dados do Master foram consolidados.
📉 Com os dados em mãos, o FGC informou neste sábado (17) que 800 mil credores do Master serão reembolsados. Os pagamentos somam R$ 40,6 bilhões, o maior valor da história do FGC.
Em nota, o FGC informou que a estimativa inicial considerava as informações enviadas mensalmente pelas instituições liquidadas. Ou seja, pelo Banco Master, o Banco Master de Investimento e o Banco Letsbank.
"Esses dados refletem os depósitos e aplicações elegíveis à garantia no âmbito do conglomerado, mas são apresentados de forma agregada, sem a individualização dos clientes", explicou.

Consolidação dos dados levou 2 meses

⏰ O liquidante do Banco Master e o FGC precisaram de dois meses para consolidar as informações do banco e, assim, chegar à lista final de credores.
Por isso, o FGC só liberou neste sábado (17) o reembolso dos investidores e correntistas do Banco Master. Foi o processo mais demorado dos últimos 13 anos.
Segundo o presidente do FGC, Daniel Lima, "o porte, os modelos operacionais e a qualidade dos processos e controles praticados pelas instituições liquidadas" afetaram o andamento do processo.
Ele lembrou ainda que "a consolidação de informações, conduzida pelos liquidantes, exige análises técnicas para garantir a consistência e a integridade da relação de credores necessária para o pagamento da garantia".
E garantiu que "a equipe do liquidante, com apoio do time do FGC, trabalhou incansavelmente, dias, noites e finais de semana, para gerar os arquivos no menor tempo possível".
🔎 O Banco Master é investigado por suspeitas de fraudes financeiras, como a emissão de títulos de crédito falsos e a concessão de empréstimos suspeitos.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o país pode estar diante da maior fraude bancária de sua história