Federalização de estatais: Senado vota em agosto projeto sobre dívida dos estados
Projeto é aguardado por Minas Gerais e pode levar à federalização de Copasa (CSMG3) e Cemig (CMIG4).

O Senado Federal deve votar no início de agosto o projeto de lei que visa a renegociação das dívidas dos estados com a União. O projeto propõe, entre outras coisas, que os estados abatam a dívida por meio da federalização de empresas estatais.
🗓️ De acordo com o Senado, a matéria está em "estágio avançado de discussão" entre o Congresso Nacional, a União e os estados. Por isso, "há uma previsão de votação do projeto de lei complementar no Senado Federal na primeira quinzena de agosto de 2024".
O prazo para a votação do projeto foi informado ao ministro Edson Fachin do STF (Supremo Tribunal Federal), porque o estado de Minas Gerais pediu para a Corte prorrogar o prazo de pagamento da sua dívida com a União.
Leia também: Petrobras (PETR4) alcança recorde na produção de diesel S-10 em SP
Minas Gerais tem uma dívida de aproximadamente R$ 160 bilhões com a União e teria que pagar esse débito até o próximo dia 20 de julho. Contudo, pediu ao STF o adiamento desse prazo diante das costuras em torno do projeto de lei que visa a renegociação das dívidas dos estados.
💲 O projeto de lei foi elaborado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), visando o caso de Minas Gerais. A ideia é que o estado possa entregar ativos como recebíveis, créditos judiciais e até participações acionárias em empresas como uma forma de reduzir a dívida com a União.
A proposta poderia levar à federalização da Copasa (CSMG3) e da Cemig (CMIG4) e tem recebido apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Ao pedir mais prazo para o pagamento da dívida ao STF, Zema disse que este é um "bom projeto, que vai contribuir" com a situação mineira.
"Esperamos que o Supremo entenda a gravidade da situação e prorrogue o prazo para que o Congresso Nacional tenha tempo de avaliar esse projeto de lei que vai, muito possivelmente, equacionar e viabilizar o pagamento da dívida de Minas Gerais", afirmou Zema.
Na resposta a Fachin, o Senado avaliou que "mostra-se adequada a pretensão do Estado de Minas Gerais" de prorrogar o prazo de pagamento "diante da iminência da discussão legislativa e da possibilidade de ver resolvida, em caráter definitivo, a situação de endividamento desse Estado perante a União".

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Petrobras (PETR4) supera metas de produção para 2024; veja resultados
A estatal teve novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões de barris de óleo equivalente por dia

Com preço de BBSE3, Luiz Barsi compra duas vezes CXSE3, mas será que vale?
Após 9 meses da dica de Barsi, saiba se BB Seguridade segue mais cara que Caixa Seguridade

Petrobras (PETR4) abre licitação para retomar construção de refinaria no Comperj, diz jornal
As obras devem começar no segundo semestre de 2024.

CEO da Petrobras (PETR4) avisa a Lula que diesel subirá de preço, diz jornal
Magda Chambriard, que comanda a estatal, se reuniu com o presidente da República nesta segunda-feira (27)

Petrobras (PETR4) bate recorde em produção de gasolina no 3T24; veja relatório
No entanto, importação de diesel pela estatal aumenta no período por conta de maior demanda

Petrobras (PETR4) e sósia na Argentina firmam parceria; saiba motivo
Ações da YPF quase quadruplicam de valor em apenas 2 anos na Bolsa de Valores de Nova York

Política de remuneração a acionistas está sujeita a alterações, diz Petrobras (PETR4)
A petroleira afirmou que a política de dividendos depende de fatores como nível de investimentos e fluxo de caixa operacional.