Revisão de leilão faz ações da Eneva (ENEV3) dispararem quase 8% na B3
Novo preço-teto reduz temor do mercado sobre projetos de energia.
A Eneva (ENEV3) planeja investir cerca de R$ 4 bilhões para expandir a capacidade da termelétrica Celse, localizada em Sergipe, de 1,6 GW para 2,8 GW, segundo o diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da companhia, Marcelo Cruz Lopes. A confirmação dos investimentos dependerá da conquista de contratos no próximo leilão de reserva de capacidade do governo, agendado para este ano.
⚡Os investimentos serão confirmados após a empresa conquistar contratos no próximo leilão de reserva de capacidade do governo, previsto para este ano. No certame, cuja data ainda não está definida, a companhia planeja também renovar os contratos das usinas térmicas Parnaíba I e Parnaíba III, cujas vigências expiram no final de 2027, segundo a "Reuters".
Leia também: Iguatemi (IGTI11) aumenta participação no shopping Iguatemi São Paulo para 59,57%
A usina da Eneva está programada para utilizar parte do gás natural remanescente da FSRU (unidade flutuante de armazenamento e regaseificação) da empresa, que tem capacidade para 21 milhões de m³/dia, na região metropolitana de Aracaju, localizada no litoral de Sergipe. No momento, a Celse consome aproximadamente 6 milhões de m³/dia. Caso a expansão seja contratada neste leilão, espera-se que a demanda cresça para cerca de 7 milhões de m³/dia, conforme informado pelo executivo.
🔥 O leilão, que promete oportunidades para geradores termelétricos e hidrelétricos, estava inicialmente agendado para agosto, mas o Ministério de Minas e Energia ainda não publicou as regras finais nem um cronograma atualizado até o momento.
Novo preço-teto reduz temor do mercado sobre projetos de energia.
Preço teto do leilão de energia ficou abaixo do consenso dos analistas.
As debêntures da primeira série terão vencimento em 15 de janeiro de 2036.
A companhia solicitou à ANP que a acumulação de Colinas passe a ser denominada Gaviãozinho.
Estratégia de gás flexível e leilões de capacidade mostram que ainda há espaço para crescer e impulsionam recomendação de compra.
Companhia integra a produção de gás natural à geração térmica de energia e faz forte operacional no trimestre.
Segundo o Itaú BBA, a Eneva pode registrar salto de 500% no lucro no 3T25, enquanto a Cemig pode apresentar uma queda de até 75%.
O despacho termelétrico das usinas a gás próprio chegou a 74% no Complexo Parnaíba.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?