Dólar volta a subir e Ibovespa segue o ritmo; veja as altas e baixas
O mercado financeiro global opera com liquidez reduzida em razão do feriados nos EUA.

📈 O dólar voltou a subir no pregão desta segunda-feira (17) após uma queda de 1,26% no fechamento de mercados da última sexta-feira (14). Às 10h17 (horário de Brasília), a moeda norte-americana subia 0,25% a R$ 5,70. Por aqui, o Ibovespa seguia o ritmo e subia 0,51% aos 128 mil pontos.
Além disso, o mercado financeiro global opera com liquidez reduzida nesta segunda (17) por causa do feriado do Dia dos Presidentes nos Estados Unidos. A ausência dos investidores americanos, que não podem negociar em suas bolsas, influencia o volume de negócios em outros mercados, incluindo o brasileiro.
Na outra ponta, o Ifix, principal índice de fundos imobiliários, também registrava uma alta de 0,50% aos 3 mil pontos. Em relação às criptomoedas, o Bitcoin (BTC) recuava 0,82% enquanto o Ethereum (ETH) subia 2,13%.
Veja também as maiores altas do Ibovespa
E as maiores baixas
O que movimenta o mercado nesta 2ª
Por aqui, a pós o aumento de 0,16% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em janeiro, economistas consultados pelo Banco Central elevaram a projeção para a inflação de 2025 no Boletim Focus desta semana.
⚡ A estimativa, que subiu de 5,58% para 5,60%, representa a 18ª semana consecutiva de alta. As expectativas para os próximos anos também foram revisadas, com projeções de 4,35% para 2026, 4,00% para 2027 e 3,80% para 2028.
''Os alimentos têm sido um dos principais fatores de pressão sobre a inflação no Brasil, com destaque para as proteínas, como as carnes, e o café. O preço do café, em especial, tem registrado forte alta devido a uma série de fatores, sendo a produção o mais determinante", explicou Adriano Giacomini, professor da Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, Economista e Doutor em Economia"
Além disso, dados divulgados pelo Banco Central revelaram que a atividade econômica brasileira encerrou 2024 com um crescimento de 3,8%. No entanto, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) de dezembro apresentou uma contração de 0,7% em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. Esse resultado, abaixo do esperado, sugere uma desaceleração da economia no quarto trimestre.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano