Copom e inflação nos EUA; veja o que mais movimenta a semana
A Bolsa de Valores Brasileira não irá funcionar na quinta-feira (15).
A semana inicia com a divulgação de dados econômicos cruciais, após um período marcado por eventos de alta relevância, como as eleições nos Estados Unidos e decisões sobre taxas de juros nos dois países.
📊 O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da FIPE e o Relatório Focus, que reúne as projeções do mercado para inflação, crescimento econômico e taxa Selic, serão os principais destaques.
Na próxima terça-feira (12), o mercado financeiro estará atento à divulgação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). O documento deverá apresentar um aprofundamento das razões que levaram o Comitê a elevar a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, para 11,25% ao ano.
Leia também: 4 ETFs que pagam dividendos nesta semana
Além dos dados já mencionados, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgará a Pesquisa Mensal de Comércio, fornecendo informações detalhadas sobre o desempenho das vendas no varejo. Paralelamente, o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) oferecerá um panorama do sentimento dos empresários do setor industrial em relação à economia.
📋 Na quarta-feira, o IBGE também divulgará os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, oferecendo um panorama detalhado da atividade do setor de serviços no país. No dia seguinte, será apresentado o Índice IBC-Br, um indicador que antecipa o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.
Além da intensa agenda de indicadores econômicos, os investidores permanecem atentos à divulgação do aguardado pacote de medidas fiscais. A reunião realizada nesta sexta-feira entre o presidente Lula, a equipe econômica e demais ministros para discutir medidas de contenção de gastos foi concluída sem que fossem anunciadas novas informações ou concedidas entrevistas à imprensa.
É importante ressaltar que a semana na Bolsa de Valores brasileira será mais curta, encerrando-se na quinta-feira (14), em virtude do feriado nacional de Proclamação da República.
Lá fora
Nos Estados Unidos, a semana terá início com a divulgação de dados econômicos de grande relevância. Na quarta-feira, o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) será divulgado, oferecendo um retrato detalhado da inflação e sinalizando possíveis ajustes na política monetária.
📄 No mesmo dia, o Tesouro americano publicará os resultados fiscais do mês, fornecendo informações sobre as receitas e despesas do governo. Na quinta-feira, o mercado financeiro estará atento à divulgação do PPI (Índice de Preços ao Produtor) referente ao mês de outubro.
Nos Estados Unidos, as vendas no varejo e a produção industrial serão os destaques, enquanto na Zona do Euro, a produção industrial e o PIB do terceiro trimestre chamarão a atenção dos investidores. Na quinta-feira, o Japão divulga o PIB do terceiro trimestre e a China apresenta um pacote completo de dados econômicos.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Quem aplicou no exterior em outubro se deu bem; veja os melhores investimentos
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Rumo (RAIL3) transporta mais em ferrovias, mas lucra menos no 3T25
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Cadê o ouro? Está entre os investimentos mais rentáveis em setembro; veja ranking
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Bitcoin (BTC) fica quase 10% mais barato em agosto, enquanto Ibovespa salta; veja ranking
Investimentos presentes na bolsa de valores brasileira levam a melhor, em momento de fraqueza do dólar também.