Conheça 12 opções de títulos privados que pagam mais que o Tesouro IPCA+ em outubro
Segundo especialistas, os títulos privados indexados à inflação se destacam por sua rentabilidade superior aos títulos públicos.

💲 Com a projeção de que a taxa Selic termine 2024 em 11,75%, os investidores que buscam estabilidade e rendimentos atrativos devem aproveitar as oportunidades no mercado de renda fixa.
Segundo especialistas, os títulos privados indexados à inflação, como debêntures incentivadas, CRIs e CRAs, se destacam por sua rentabilidade superior aos títulos públicos, especialmente devido à isenção de Imposto de Renda.
De acordo com o relatório da XP Investimentos para outubro, ativos de crédito privado oferecem retornos competitivos, particularmente em cenários de inflação em alta.
As analistas Camilla Dolle e Mayara Rodrigues recomendam que os investidores mantenham uma parcela significativa de suas carteiras em papéis atrelados ao IPCA, destacando a importância de papéis pós-fixados para capturar o cenário de curto prazo.
Embora os títulos públicos, como o Tesouro IPCA+ 2035, sejam referência, o relatório do Itaú BBA observa que o crédito privado isento de IR oferece um prêmio de até 0,65 ponto percentual sobre os títulos do governo, com vantagem líquida de até 2,34 pontos percentuais após descontado o imposto nos títulos públicos.
Entre as principais recomendações do mês estão papéis de empresas como Atacadão (CRFB3) e Jalles Machado (JALL3), com dois títulos diferentes cada, além de debêntures de empresas de energia como Energisa (ENGI11) e Taesa (TAEE11). Confira as opções para outubro:
Nome e código | Ativo | Taxa | Vencimento |
Energisa (SAELA3) | Debênture | IPCA + 6,30% | 15/04/2031 |
Jalles Machado (JALL24) | Debênture | IPCA + 6,10% | 17/10/2033 |
Eneva (ENEVA0) | Debênture | IPCA + 6,40% | 15/04/2034 |
Vamos (24I01531624) | CDCA | IPCA + 7,45% | 15/09/2031 |
Atacadão (CRA022008SZ) | CRA | IPCA + 6,80% | 16/08/2027 |
Atacadão (CRA02300W3Q) | CRA | IPCA + 6,90% | 15/01/2031 |
Rota das Bandeiras (CBAN72) | Debênture | IPCA + 7,00% | 15/07/2034 |
BRF (CRA0240066K) | CRA | IPCA + 6,90% | 15/06/2034 |
Taesa (TAEEC4) | Debênture | IPCA + 6,70% | 15/09/2038 |
Cteep (TRPLA4) | Debênture | IPCA + 6,26% | 15/10/2033 |
Jalles Machado (JALL15) | Debênture | IPCA + 6,60% | 15/05/2034 |
Rumo (RUMOB7) | Debênture | IPCA + 6,18% | 15/05/2033 |
Fonte: BB-BI, XP e Itaú BBA, 08/10/2024.
Esses títulos se tornam uma alternativa interessante para quem busca rentabilidade superior com menor impacto tributário, especialmente em tempos de juros elevados.
Ao investir nesses papéis, o investidor pode capturar uma remuneração robusta sem se preocupar com o Imposto de Renda que incide sobre os títulos do Tesouro.
Vale a pena investir em Títulos Privados?
📈 Além da isenção fiscal, o mercado de crédito privado oferece uma diversidade de emissões, permitindo ao investidor escolher ativos que se adequem melhor ao seu perfil de risco e estratégia de investimento.
No entanto, é essencial avaliar com cuidado a solidez das empresas emissoras, já que o risco de crédito é um fator a ser considerado.
Em um cenário de inflação resiliente, títulos como debêntures incentivadas e CRAs ganham destaque, com prêmios acima dos títulos públicos, proporcionando retornos líquidos consideravelmente maiores.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima