CMPC mira nova fábrica de celulose no Brasil, diz jornal

A nova unidade terá capacidade de produção anual de 2,5 milhões de toneladas de celulose.

Author
Publicado em 26/04/2024 às 17:38h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 26/04/2024 às 17:38h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A CMPC, empresa chilena e sexta maior produtora de celulose do mundo, está prestes a dar um grande passo em sua expansão global. Segundo apuração do jornal "Valor Econômico", a companhia está finalizando os detalhes para um plano de investimentos bilionário no Brasil, com a construção de uma nova fábrica de celulose de eucalipto em território nacional.

A empresa, que já possui uma fábrica em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, prepara-se para construir uma nova linha de produção no município de Barra do Ribeiro, também no Rio Grande do Sul. Segundo apurações de fontes do mercado, a nova unidade terá capacidade de produção anual de 2,5 milhões de toneladas de celulose.

📰 A CMPC Brasil se destaca como um dos principais players no cenário nacional da indústria de celulose. Para sustentar sua produção, a empresa possui uma robusta estrutura florestal, com mais de mil propriedades distribuídas em 73 municípios brasileiros. No total, a área florestal da CMPC Brasil alcança 496 mil hectares.

Leia também: Nos EUA, lucro das petroleiras caem no primeiro trimestre

Localizada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, a fábrica se destaca como um dos principais polos de produção de celulose de eucalipto do Brasil. Com capacidade atual de cerca de 2 milhões de toneladas por ano, a unidade industrial contribui significativamente para a competitividade da empresa no mercado global.

Em 2021, a CMPC deu um passo importante com um investimento de R$ 2,75 bilhões, o Projeto BioCMPC deu início à modernização das operações da fábrica. A iniciativa visa aumentar a capacidade de produção em 350 mil toneladas de fibra por ano, reforçando o compromisso da empresa com o crescimento sustentável.

📜 A empresa controlada pelo Grupo Matte, encerrou 2023 com uma capacidade instalada total de produção de celulose de 4,39 milhões de toneladas anuais, que é distribuída entre suas fábricas no Chile e no Brasil.