China usa robôs movidos por IA como nova arma de soft power no Ano Novo Lunar

Grandes conglomerados e startups chinesas fazem frente à concorrência dos americanos no mercado da robótica.

Author
Publicado em 16/02/2026 às 17:14h - Atualizado Agora Publicado em 16/02/2026 às 17:14h Atualizado Agora por Lucas Simões
Unitree Robotics, Galbot, Noetix e MagicLab são o quarteto de empresas chinesas (Imagem: reprodução/CGTN)
Unitree Robotics, Galbot, Noetix e MagicLab são o quarteto de empresas chinesas (Imagem: reprodução/CGTN)
O Ano Novo Lunar é o feriado mais importante da China (também conhecido como o Ano Novo Chinês), que oficialmente começa no dia 17 de fevereiro de 2026. Semelhante ao nosso Carnaval, as comemorações se estendem desde o último sábado, paralisando até as bolsas de valores, mas o governo chinês não perde a oportunidade para ostentar seu novo armamento de soft power.
Isso porque os robôs humanoides movidos por inteligência artificial (IA) tomaram conta dos holofotes em meio às apresentações do Festival de Primavera, que integram as comemorações do Ano Novo Chinês. Assim, o Partido Comunista Chinês exibiu parte da sua indústria de ponta, rivalizando com as gigantes de tecnologia americanas (Amazon, Apple, Google, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla). 
Durante o programa de televisão mais assistido da China, quatro startups locais fabricantes de robôs movidos por IA (Unitree Robotics, Galbot, Noetix e MagicLab) mostraram ao mundo os avanços tecnológicos da segunda maior potência econômica do planeta.
No último dia 10 de fevereiro, a gigante chinesa Alibaba (BABA34) já havia anunciado sua nova ferramenta de IA configurada para alimentar o reconhecimento de robôs, o RynnBrain. Agora, a novidade do conglomerado foi o seu chatbot de IA Doubao, que apareceu no esboço de abertura do programa de televisão chinês.
A chinesa Unitree, que faz parte do quarteto de startups que apresentou seus robôs humanoides durante o lucrativo feriadão do Ano Novo Lunar, planeja sua oferta pública inicial de ações (IPO) para ocorrer ainda neste ano. O fundador da Unitree é bastante próximo ao presidente chinês Xi Jiping, o qual já se reuniu ano passado com os executivos dos maiores fabricantes de robôs humanoides do país.
Vale mencionar que a maior bolsa de valores da Ásia, situada no coração financeiro de Hong Kong, já movimenta bilhões de dólares só em 2026 com negócios relacionados ao universo da inteligência artificial.
Logo na primeira semana de janeiro, as ações da startup chinesa MiniMax Group dobraram de preço durante a sua estreia na Bolsa de Valores de Hong Kong (IPO, no termo em inglês), ao desenvolver modelos de linguagem em IA, contando com investimentos do próprio Alibaba. Desde sua estreia, a startup já se valorizou +145% e ostenta valor de mercado de US$ 34 bilhões. 

BABA34

Alibaba
Cotação

US$ 28,92

Variação (12M)

13,72 % Logo Alibaba

Margem Líquida

12,18 %

DY

1,27 %

P/L

21,13

P/VP

2,31