JBS (JBSS32) pretende dobrar produção da nova fábrica na Arábia Saudita
A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de ampliar a fabricação local de alimentos.
🚨 A JBS (JBSS32), maior produtora de carnes do mundo, enxerga no mercado europeu de proteína animal um terreno fértil para expansão.
Segundo Wesley Batista, acionista controlador da companhia, o setor no continente é “fragmentado” e, por isso, abre espaço para novas aquisições.
A declaração foi feita nesta terça-feira (17), durante evento transmitido ao vivo, em que também participou Marcos Molina, controlador da Marfrig (MRFG3) e da BRF (BRFS3).
Batista afirmou que a listagem das ações da JBS em Nova York no início deste ano trouxe vantagens estratégicas, ao ampliar o acesso da empresa a investidores globais e reduzir o custo de capital.
Esse movimento, segundo ele, fortalece a capacidade de competir frente a rivais internacionais como a Tyson Foods, nos Estados Unidos, e também empresas brasileiras listadas em bolsa, como a Minerva (BEEF3).
Apesar do apetite para aquisições na Europa e em outros mercados, Batista reconheceu que no Brasil e nos Estados Unidos as possibilidades são praticamente nulas por conta de barreiras concorrenciais.
➡️Leia mais: Elétrica da Bolsa pode ser a “bola da vez”: BBA vê espaço para dividendos gordos
A empresa já concentra participação significativa nos segmentos de bovinos, suínos e aves nesses mercados, o que limita qualquer avanço via fusões ou incorporações.
“No boi, porco e frango, eu não posso fazer aquisição nenhuma mais, pois nós temos ao redor de 20% a 25% do mercado norte-americano das três proteínas”, explicou.
Situação semelhante ocorre no Brasil, o que, na visão do empresário, inviabiliza a expansão local por meio de aquisições em alimentos processados.
Outro ponto destacado por Batista foi o impacto indireto de medicamentos como Mounjaro e Ozempic sobre a demanda global por proteínas.
Segundo ele, o uso crescente desses remédios para emagrecimento — já adotados com frequência por cerca de 15 milhões de americanos — está impulsionando o consumo de carne.
📊 Ainda não há dados concretos para mensurar esse efeito, mas Batista avaliou que a tendência favorece a indústria de alimentos no longo prazo.
A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de ampliar a fabricação local de alimentos.
Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados.
A União Europeia avançou com o acordo nesta sexta-feira (9), após 25 anos de negociação.
Segundo os analistas do Bank of America, o setor registrou um retorno 17 pontos percentuais abaixo do Ibovespa em 2025.
Saiba qual frigorífico, entre JBS (JBSS32), MBRF (MBRF3) e Minerva Foods (BEEF3), dribla os chineses.
O empresário disse que a atuação de Lula nos últimos três anos tem sido um diferencial para o agronegócio brasileiro.
Segundo a empresa, a produção será realocada para outras instalações.
Visita ocorreu após telefonema entre Venezuela e EUA e teria apoio indireto da Casa Branca.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?