Bolsonaro é condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

Maioria da Primeira Turma do STF acompanhou Moraes na definição da pena do ex-presidente.

Author
Publicado em 11/09/2025 às 19:54h - Atualizado Agora Publicado em 11/09/2025 às 19:54h Atualizado Agora por Lucas Simões
Condenação de Bolsonaro chegou a 31 anos, mas foi reduzida para 27 anos (Imagem: Shutterstock)
Condenação de Bolsonaro chegou a 31 anos, mas foi reduzida para 27 anos (Imagem: Shutterstock)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta quinta-feira (11) pena de 27 anos e três meses de prisão, sendo 24 anos e nove meses em regime fechado, além de multas e outras sanções, por seu envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022.
A decisão coube à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que, após aprovar a condenação de réus no processo, com placar de 4x1, adentrou na dosimetria de penas a cada um dos envolvidos.
No tocante a Bolsonaro, o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes propôs a quantidade de anos de prisão ao ex-presidente da República, tendo o aval dos colegas na Suprema Corte, os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
Vale destacar que o ministro Luiz Fux não deu o seu parecer em relação à dosimetria de Bolsonaro, afinal de contas, o ministro foi o único na 1ª Turma do STF a votar pela absolvição do ex-presidente. 
Além de Bolsonaro, sete de seus aliados foram condenados no julgamento do processo sobre a tentativ de golpe. A maior pena, contuo, foi do ex-presidente.

Crimes de Bolsonaro

Acompanhe a seguir por quais crimes o ex-presidente Jair Bolsonaro teve condenação pela 1ª Turma do STF, com a respectiva quantidade de anos de prisão em cada delito:
  • Organização criminosa: 7 anos e 7 meses
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: 6 anos e 6 meses
  • Tentativa de golpe de Estado: 8 anos e 2 meses
  • Dano qualificado ao patrimônio público: 2 anos e 6 meses
  • Deterioração de patrimônio tombado: 2 anos e 6 meses
Com maioria formada, a pena de Jair Bolsonaro deve ser confirmada nos próximos dias, após a formalização dos votos. Visto que o julgamento ocorre no próprio STF, recursos possíveis se limitam a embargos declaratórios, sem efeito suspensivo. A execução da pena, todavia, depende do trânsito em julgado da condenação.