BofA revela seu banco brasileiro favorito para enfrentar a alta de juros em 2025

Os analistas apontam que o banco está mais bem posicionado que seus concorrentes.

Author
Publicado em 05/02/2025 às 11:14h - Atualizado Agora Publicado em 05/02/2025 às 11:14h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O banco prevê a Selic em 15,25%  (Imagem: Shutterstock)
O banco prevê a Selic em 15,25% (Imagem: Shutterstock)

💰 Em um cenário de alta de juros no Brasil, o Itaú (ITUB4) se destaca como o banco brasileiro favorito do BofA (Bank of America) para 2025. Os analistas do BofA apontam que o banco está mais bem posicionado do que seus concorrentes para lidar com esse cenário econômico.

“Vemos o Itaú como um dos menos expostos a um ambiente de taxas mais altas por mais tempo e o mais bem posicionado para mudanças regulatórias relacionadas à Resolução CMN 4.966 a ser implementada em 2025”, dizem Mario Pierry e Antonio Ruette, que assinam o relatório do Bank of America.

O BofA prevê que a taxa Selic, atualmente em 13,25%, encerrará 2025 em 15,25%, um aumento de 2 pontos percentuais. Segundo os analistas, essa alta da Selic deve levar à deterioração dos índices de inadimplência dos bancos em até 9 meses.

Leia também: Veja como opera o dólar nesta quarta-feira (5)

“No portfólio de consumo, esperamos que a qualidade dos ativos de empréstimos garantidos, como consignado, rural e imobiliário, permaneça resiliente. Por isso, vemos o Banco do Brasil (BBAS3) com um portfólio mais defensivo, dada sua maior exposição a empréstimos rurais e consignados”, apontam os analistas.

🏦 Sem definir recomendação ou preço-alvo para os bancos brasileiros, o BofA sinalizou preferência pelo ITUB4 e avaliou o momento como positivo para o Banco do Brasil, considerando sua ação como defensiva. Em contrapartida, o relatório do BofA indica cautela com Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11).

As expectativas para SANB11 e BBDC4 não são tão otimistas. Isso porque os analistas preveem que o ciclo de alta de juros impactará negativamente a margem financeira de ambas as empresas, devido às estratégias adotadas.

“O crescimento dos empréstimos da indústria deve desacelerar no ciclo de aumento, pressionado pela deterioração da qualidade dos ativos e taxas de empréstimo mais altas, o que deve impactar o apetite de risco dos bancos e a demanda dos clientes por crédito, respectivamente”, salientam os analistas.

Dividendos do Itaú (ITUB4) vão aumentar?

O BTG Pactual também incluiu o Itaú (ITUB4) em sua carteira recomendada de dividendos para fevereiro, ressaltando a capacidade do banco de se adaptar ao novo cenário do varejo bancário no Brasil, especialmente no segmento de baixa renda.

🤑 Os analistas também mencionam a possibilidade de aumento nos dividendos do banco. “No terceiro trimestre, o Itaú registrou outro trimestre forte, com ROE de 22,7%. O banco também está operando com excesso de capital, o que deve se traduzir em dividendos maiores à frente”, projeta o relatório.

Com isso, pelo terceiro ano seguido, o ITUB4 se destaca em relação a BBDC4 e SANB11, seus principais concorrentes. Os analistas acreditam que o banco deve continuar apresentando resultados superiores nos próximos meses. “Negociadas a 6,6x P/L para 2025 e 1,6x P/VP, o valuation do Itaú é atraente”, completa o BTG Pactual em relatório.