BCE mantém taxas de juros em 2% ao ano
O valor representa uma queda de 50% em relação aos 4% de um ano atrás.

💸 Nesta quinta-feira (24), o BCE (Banco Central Europeu) optou por manter as taxas de juros estáveis, após oito cortes consecutivos nos últimos 12 meses. Em junho, a taxa foi reduzida para 2% ao ano, valor que representa uma queda de 50% em relação aos 4% de um ano atrás.
Segundo o Conselho do BCE, o cenário econômico atual é de equilíbrio, com a instabilidade de curto prazo no comércio sendo contrabalançada pela expectativa de maior investimento público nos próximos períodos.
“Em parte refletindo os cortes anteriores das taxas de juros pelo Conselho do BCE, a economia tem se mostrado, até agora, resiliente em geral em um ambiente global desafiador”, disse o BCE. “Ao mesmo tempo, o ambiente continua excepcionalmente incerto, especialmente por causa das disputas comerciais.”
💰 Em junho, o relatório do BCE afirmou que, mesmo que se chegue a uma solução amigável, as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), já estavam prejudicando a atividade econômica e teriam efeitos prolongados.
Leia também: Senador dos EUA ameaça taxar Brasil em 100% se país seguir comprando petróleo russo
"Uma nova escalada das tensões comerciais nos próximos meses resultaria em crescimento e inflação abaixo das projeções de base", disse o BCE. "Em contrapartida, se as tensões comerciais forem resolvidas com um resultado benigno, o crescimento e, em menor grau, a inflação, seriam mais altos do que nas projeções básicas."
💲 De acordo com apuração do "Financial Times" e fontes diplomáticas ouvidas pela "Reuters", Estados Unidos e União Europeia estão perto de concluir um acordo tarifário que estabeleceria uma alíquota de 15% sobre produtos europeus.
"A decisão pela manutenção nessa reunião está embasada pela imprevisibilidade do acordo comercial que o bloco negocia com os EUA e pelo o impacto que esse possa trazer para a trajetória futura de inflação. A dificuldade de negociação com os EUA pode também justificar a falta de direcionamento a frente que o BCE pode adotar, o que deixa completamente em aberto a sua próxima decisão", avaliou Mônica Araújo, Economista Chefe da InvestSmart XP.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima