B3 anuncia novo índice que inclui ações de empresas estrangeiras

Novo produto deve juntar companhias do Ibovespa com BDRs de estrangeiras

Author
Publicado em 22/07/2024 às 19:36h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 22/07/2024 às 19:36h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Sede da B3, no centro de São Paulo. Foto: Shutterstock
Sede da B3, no centro de São Paulo. Foto: Shutterstock

Nesta segunda-feira (22), a B3 anunciou a criação de um novo índice de mercado, o Ibovespa B3 BR+. A lista vai incluir ativos do Ibovespa além de ações de empresas estrangeiras que são negociadas no Brasil por meio de BDRs.

Segundo informações da companhia, o indicador estará disponível em agosto, com o objetivo de oferecer aos investidores um “universo de investimento maior”. Ele deve incluir as 83 empresas que compõe o Ibovespa (IBOV) e as estrangeiras que “atendam todos os requisitos de metodologia”, conforme destacou em nota. 

“A modernização do mercado de capitais nos últimos anos tem exigido que a indústria de índices acompanhe uma demanda cada vez maior de produtos para a diversificação de portfólios. Com a criação do novo índice Ibovespa B3 BR+, estamos oferecendo aos nossos clientes e ao mercado uma tese que reúne em um único lugar as empresas brasileiras mais negociadas, seja via ações ou BDRs”, disse Marcos Skistymas, diretor de produtos da B3.

🛒 Leia mais: Vale, Santander, Carrefour: Veja as empresas que divulgam balanço na semana

Este é o décimo índice lançado pela operadora da bolsa de valores do Brasil nos últimos dois anos. A B3 destaca que a novidade pode abrir caminho para que sejam criados outros subíndices e também para a formação de outros produtos, como ETFs, que são fundos de índices. 

“Os índices são ferramentas essenciais para o desenvolvimento do nosso mercado, já que oferecem aos investidores referências para avaliação, planejamento e diversificação de investimentos”, completou o executivo. A empresa não divulgou quais serão as ações estrangeiras a compor a lista.