Apagão em SP: União cobra explicações da Enel

Enel também terá que ressarcir consumidores atingidos e agir para evitar novos apagões

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Publicado em 06/11/2023 às 19:15h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 06/11/2023 às 19:15h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Cerca de 2 milhões de pessoas ficaram sem luz em São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Cerca de 2 milhões de pessoas ficaram sem luz em São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O governo federal notificou a Enel (E1NI34) nesta segunda-feira (6) por causa do apagão que afeta a Grande São Paulo desde sexta-feira (3). Segundo a União, a concessionária terá que explicar o ocorrido, além de ressarcir os consumidores atingidos e tomar medidas preventivas para evitar novas quedas de energia dessa magnitude.

A União notificou a Enel por meio da Senacon, a Secretaria Nacional do Consumidor, que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o governo, a empresa terá que “esclarecer se havia tomado medidas preventivas para proteger o fornecimento de energia diante de eventos climáticos extremos” e “relatar o que será feito para prevenir novas interrupções no futuro”.

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Além disso, a Enel terá que “ressarcir todos os prejuízos que os consumidores tiveram”, incluindo aparelhos eletrodomésticos e de refrigeração, segundo o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous. Ele orientou a população a procurar a empresa e os órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon e a Senacon, para relatar os prejuízos.

“Nós não podemos aceitar que um serviço público seja oferecido dessa maneira à população, sobretudo um essencial como é a energia elétrica. As medidas têm que ser preventivas, os serviços de meteorologia avisam há anos que essas catástrofes vão se ampliar”, afirmou Wadih Damous.

2 milhões ficaram sem luz

Segundo a Senacon, cerca de 2 milhões de moradores da Grande São Paulo foram afetados pelo apagão na sexta-feira (3) e alguns milhares continuam sem luz nesta segunda (6).

No seu site, a Enel afirma que restabeleceu o fornecimento de energia elétrica para 83% dos clientes afetados até as 18h30 desta segunda-feira (6). Hospitais, escolas e aproximadamente 1 milhão de clientes tiveram o serviço restabelecido nas primeiras 24 horas do apagão, que foi provocado por fortes chuvas e ventos.

“O maior vendaval dos últimos anos causou danos severos à toda cidade e a nossa rede de distribuição. [...] Devido à complexidade do trabalho para reconstrução da rede atingida por queda de árvores de grande porte e galhos, a recuperação ocorre de forma gradual. Em atuação conjunta com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, estamos priorizando os casos mais críticos, como serviços essenciais”, diz o site da Enel.