2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
O ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, revelou na última terça-feira (20) em entrevista ao “Bom Dia, Ministro” que organizações criminosas envolvidas em fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) utilizaram criptomoedas para esconder recursos desviados de aposentadorias e pensões.
Messias destacou que há indícios do uso de criptoativos para ocultar o patrimônio ilegalmente obtido. Com isso, a AGU solicitou ao Judiciário o rastreamento de operações financeiras realizadas por meio de corretoras especializadas.
Leia também: Americanas (AMER3): Acionistas podem entrar em ação contra fraude até esta 4ª
💰 "No pedido de bloqueio que nós fizemos na semana retrasada nós solicitamos ao juízo que seja feito um rastreio a partir de corretoras de criptomoedas para entender por onde esse recurso passou caso tenha sido utilizado", diz Jorge Messias.
Além disso, o INSS também anunciou no mesmo dia que 1.748.674 aposentados e pensionistas já solicitaram reembolso por descontos indevidos em seus benefícios relacionados a entidades associativas. Foram realizadas 1.784.528 consultas até as 17h da última terça-feira.
Segundo o levantamento, apenas 35.854 pessoas confirmaram a autorização dos descontos, enquanto a maioria declarou não reconhecer a cobrança e pediu o estorno dos valores.
🪙 A investigação da Polícia Federal expôs um esquema de descontos não autorizados em benefícios do INSS por entidades associativas, que utilizavam assinaturas falsas. O prejuízo estimado para o período de 2019 a 2024 é de R$ 6,3 bilhões.
Para saber se foi vítima da fraude, o cidadão pode consultar os descontos em sua folha de pagamento pelo aplicativo Meu INSS. Se não reconhecer a cobrança, pode contestá-la no app ou pelo telefone 135. As entidades têm 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem o vínculo e a autorização do desconto.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Einar Rivero, CEO da Elos Ayla, revela a rentabilidade dos principais investimentos em novembro e nos últimos 12 meses.
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos presentes na bolsa de valores brasileira levam a melhor, em momento de fraqueza do dólar também.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?