Aeronave da Embraer (EMBR3) recebe certificação dos EUA
Modelo E-Freighter obtém aval da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos
✈️ A aeronave modelo E-Freighter E190F produzida pela Embraer (EMBR3) recebeu certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), conforme comunicado divulgado nesta quinta-feira (10).
Um fato curioso é que, inicialmente, esse tipo de jato era de transporte de passageiros, mas foi convertido pela empresa brasileira em aeronaves para cargas de mercadorias.
Em julho de 2024, o E-Freighter foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) está prevista até o fim do ano.
➡️ Leia mais: Corretora do Banco do Brasil eleva preço justo da Gol (GOLL4)
Por que a Embraer aposta em jatos de cargas?
O jato foi desenvolvido para preencher uma lacuna no mercado de transporte aéreo de cargas, se tornando uma alternativa de substituição de aeronaves mais antigas e menos eficientes.
"A certificação da FAA é um marco importante do nosso programa de conversão para jatos cargueiros e estamos entusiasmados com a entrada nesse mercado. Trabalharemos para atender à necessidade global por entregas mais ágeis, tanto em áreas metropolitanas quanto nas demais regiões", afirma Martyn Holmes, diretor comercial da Embraer.
📦 O programa E190F foi lançado em maio de 2022 e projetado para atender às operações e demandas dinâmicas do e-commerce (comércio eletrônico), que exigem entregas mais ágeis e descentralizadas.
O E-Freighter realizou o seu voo inaugural em abril e sua primeira exibição pública ocorreu em julho, durante o Farnborough Airshow.
➡️ Leia mais: JBS ou BRF? Qual ação do agro é mais resistente ao furacão nos EUA
Capacidade de carga
Os E-Jets cargueiros terão capacidade 40% maior de volume e três vezes mais alcance quando comparados a turboélices de carga de maior porte, além de custos operacionais até 30% menores do que aeronaves narrowbodies (modelos estreitos).
Combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima do E190F é de 13.150 kg, segundo a Embraer.
EMBR3
EMBRAERR$ 56,93
184,37 %
8,27 %
0%
16,22
2,47
Embraer (EMBR3): Eve prevê produção do 1º ‘carro voador’ ainda este ano
O foco é produzir um veículo real, que será usado para futuros testes e certificação junto à ANAC.
Embraer (EMBR3): Carteira de pedidos firmes atingem maior nível em 7 anos
A carteira de pedidos firmes atingiu o maior nível em sete anos, totalizando US$ 21,1 bilhões no final de março.
Embraer (EMBR3): Eve fecha acordo para venda de 50 ‘carros voadores’ a AirX
O acordo inclui dez pedidos firmes dos eVTOLs da Eve e a opção de compra de 40 aeronaves adicionais.
Embraer (EMBR3) fecha acordo de cooperação com empresa chilena
Essa parceria tem como objetivo ampliar a rede de fornecedores e serviços da Embraer no Chile.
Embraer (EMBR3) atinge recorde de R$ 24,7 bilhões em valor de mercado
Avanço positivo é visto em diferentes cenários de análise
Veja lista de empresas que divulgam resultados nesta semana
Vivara, Braskem e Magalu são destaques; Embraer já divulgou informações
Embraer (EMBR3) pode retomar pagamento de dividendos em 2025
A última vez que a empresa pagou proventos aos acionistas foi em 2018.
Embraer (EMBR3) registra maior lucro líquido dos últimos cinco anos
Com US$ 164 milhões no 4T23, o lucro líquido da empresa reverteu o prejuízo de US$ 185 milhões registrado em 2022.