Será que ainda vale a pena investir em títulos da renda fixa em 2021? Essa é uma das dúvidas mais comentadas do ano em relação ao mercado de investimentos.
A dúvida surge em razão do momento de instabilidade econômica que vivemos e em especial devido à mínima histórica da Taxa Selic, atualmente em apenas 2%.
Para quem ainda não sabe, vale destacar que a Selic é considerada a taxa básica da economia, servindo de parâmetro para a rentabilidade oferecida por boa parte dos títulos de renda fixa.
Com isso, quando a Taxa Selic está em baixa, a rentabilidade dos títulos de renda fixa diminui. Por outro lado, quando a Selic sobe, os títulos da renda fixa passam a oferecer maior rentabilidade e se tornam mais atrativos.
Essa relação direta da Selic com os títulos de renda fixa, e o seu valor atual em apenas 2% (mínima histórica) é o que levanta questionamentos do tipo:
“Será que ainda vale a pena investir na renda fixa?”
Se você chegou até aqui com essa mesma dúvida, você chegou ao lugar certo. Nesse conteúdo, o Investidor 10, realiza uma análise do atual cenário econômico e avalia se ainda vale a pena investir na renda fixa. Não deixe de conferir!
Vale a pena investir na renda fixa em 2021?

Para responder a essa importante pergunta, vamos listar alguns pontos relevantes relacionados aos títulos de renda fixa e ao universo dos investimentos.
Confira a nossa avaliação sobre diferentes ângulos e tire você também as suas conclusões.
1.Baixa rentabilidade: A baixa rentabilidade dos títulos de renda fixa ao longo do ano de 2020 e prevista também para 2021 é um dos pontos que mais tem contribuído para que os investidores se afastem dessa classe de ativos.
Com a Selic em sua mínima histórica, é muito difícil encontrar bons títulos de renda fixa que ofereçam rentabilidade superior a 2% ao ano.
2.Liquidez: Apesar da baixa rentabilidade de momento, os títulos de renda fixa continuam sendo a melhor opção para quem precisa de liquidez, ou seja, dinheiro rápido para possíveis emergências.
Mesmo oferecendo uma rentabilidade muito pequena, os títulos de renda fixa continuam sendo a melhor alternativa para quem precisa de liquidez imediata.
3.Reserva de emergências: Para investidores que pensam apenas em formar uma reserva para possíveis emergências, a renda fixa continua sendo a opção mais segura para o investidor.
Apesar de pouco rentável, a renda fixa ainda é a melhor alternativa para reservas de emergência, isso porque, ao contrário dos ativos da renda variável, as opções da renda fixa não correm risco de desvalorizar, como pode acontecer com o mercado de ações, por exemplo.
4.Diversificação da carteira: A diversificação da carteira de investimentos é uma das práticas mais importantes e portanto deve ser vista como uma premissa básica para todo e qualquer investidor.
Investir apenas em ativos de alto risco, é definitivamente não recomendado pelos especialistas e maiores investidores do mercado.
É preciso diversificar a carteira, alocando ao menos uma parte dos recursos em títulos de baixa volatilidade e alta liquidez, características que fazem parte dos títulos de renda fixa.
5.Segurança: Os títulos de renda fixa costumam oferecer um alto nível de segurança para os investidores, devido a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito sobre a maior parte deles.
Com a garantia do FGC, o investidor pode ficar mais seguro e ter a certeza de que terá o seu dinheiro de volta, caso aconteça qualquer problema com as suas aplicações de renda fixa.
Análise objetiva renda fixa em 2021

No tópico anterior, listamos 5 pontos relevantes a respeito dos títulos de renda fixa. Nosso objetivo é tirar conclusões e ajudar você a avaliar.
De acordo com os itens considerados no ponto anterior, podemos concluir que temos ao menos 4 pontos positivos contra um ponto negativo. São eles:
Ponto Negativo:
- Baixa rentabilidade.
Pontos Positivos:
- Liquidez;
- Reserva de emergências;
- Diversificação da carteira;
- Segurança.
Em uma simples análise, que leva em consideração aspectos positivos e negativos da renda fixa em 2021, podemos rapidamente chegar a conclusão que ainda vale a pena investir na renda fixa.
Mas, para que não fique dúvidas, vamos detalhar melhor a nossa análise no próximo tópico.
O que esperar da renda fixa em 2021?

É preciso levar em consideração que devido a sua natureza, os títulos de renda fixa não podem ser considerados opções de boa rentabilidade, independentemente do ano e do momento econômico que vivemos.
Os títulos de renda fixa estão atrelados a segurança, logo a rentabilidade acaba ficando em segundo plano.
Existe uma máxima no mercado que diz o seguinte: “Quanto maior o risco, maior a rentabilidade.”
Logo, podemos concluir, que para um risco menor, a rentabilidade também será menor.
Sendo assim, o que vai determinar se ainda vale a pena investir, é basicamente o perfil do investidor, que pode ser dividido basicamente em dois eixos:
Investidores que buscam segurança: Para investidores que buscam segurança e estabilidade, os títulos da renda fixa permanecem como a melhor opção para investir em 2021.
Investidores que buscam rentabilidade: Por outro lado, para aqueles que preferem a rentabilidade e estão dispostos a correr riscos maiores, a renda fica não é a melhor opção e acaba perdendo espaço para títulos de renda variável, como ações e fundos imobiliários.
No entanto, vale destacar que mesmo quem investe visando a alta rentabilidade, deve abandonar por completo a renda variável. Lembre-se da regra de diversificação da carteira de investimentos.
Para finalizar, podemos concluir o seguinte que ainda vale a pena investir, nos seguintes casos:
- Diversificação da carteira;
- Segurança contra oscilações do mercado.
Tenha a certeza de que você não encontrará altas rentabilidades em títulos de renda fixa, com o atual patamar da Selic.
Qual é a sua opinião e avaliação sobre o assunto tratado nesse conteúdo? Ainda vale a pena investir?
Contribua com o Investidor 10 deixando o seu comentário e seguindo a nossa página no Instagram.
Até a próxima!