Será que ainda vale a pena investir em títulos da renda fixa em 2021? Essa é uma das dúvidas mais comentadas do ano em relação ao mercado de investimentos.

A dúvida surge em razão do momento de instabilidade econômica que vivemos e em especial devido à mínima histórica da Taxa Selic, atualmente em apenas 2%.

Para quem ainda não sabe, vale destacar que a Selic é considerada a taxa básica da economia, servindo de parâmetro para a rentabilidade oferecida por boa parte dos títulos de renda fixa.

Com isso, quando a Taxa Selic está em baixa, a rentabilidade dos títulos de renda fixa diminui. Por outro lado, quando a Selic sobe, os títulos da renda fixa passam a oferecer maior rentabilidade e se tornam mais atrativos.

Essa relação direta da Selic com os títulos de renda fixa, e o seu valor atual em apenas 2% (mínima histórica) é o que levanta questionamentos do tipo:

“Será que ainda vale a pena investir na renda fixa?”

Se você chegou até aqui com essa mesma dúvida, você chegou ao lugar certo. Nesse conteúdo, o Investidor 10, realiza uma análise do atual cenário econômico e avalia se ainda vale a pena investir na renda fixa. Não deixe de conferir!

Vale a pena investir na renda fixa em 2021?

Vale a pena investir na renda fixa em 2021?
Vale a pena investir na renda fixa em 2021? – Foto Freepik

Para responder a essa importante pergunta, vamos listar alguns pontos relevantes relacionados aos títulos de renda fixa e ao universo dos investimentos.

Confira a nossa avaliação sobre diferentes ângulos e tire você também as suas conclusões.

1.Baixa rentabilidade: A baixa rentabilidade dos títulos de renda fixa ao longo do ano de 2020 e prevista também para 2021 é um dos pontos que mais tem contribuído para que os investidores se afastem dessa classe de ativos.

Com a Selic em sua mínima histórica, é muito difícil encontrar bons títulos de renda fixa que ofereçam rentabilidade superior a 2% ao ano.

2.Liquidez: Apesar da baixa rentabilidade de momento, os títulos de renda fixa continuam sendo a melhor opção para quem precisa de liquidez, ou seja, dinheiro rápido para possíveis emergências.

Mesmo oferecendo uma rentabilidade muito pequena, os títulos de renda fixa continuam sendo a melhor alternativa para quem precisa de liquidez imediata.

3.Reserva de emergências: Para investidores que pensam apenas em formar uma reserva para possíveis emergências, a renda fixa continua sendo a opção mais segura para o investidor.

Apesar de pouco rentável, a renda fixa ainda é a melhor alternativa para reservas de emergência, isso porque, ao contrário dos ativos da renda variável, as opções da renda fixa não correm risco de desvalorizar, como pode acontecer com o mercado de ações, por exemplo.

4.Diversificação da carteira: A diversificação da carteira de investimentos é uma das práticas mais importantes e portanto deve ser vista como uma premissa básica para todo e qualquer investidor.

Investir apenas em ativos de alto risco, é definitivamente não recomendado pelos especialistas e maiores investidores do mercado.

É preciso diversificar a carteira, alocando ao menos uma parte dos recursos em títulos de baixa volatilidade e alta liquidez, características que fazem parte dos títulos de renda fixa.

5.Segurança: Os títulos de renda fixa costumam oferecer um alto nível de segurança para os investidores, devido a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito sobre a maior parte deles.

Com a garantia do FGC, o investidor pode ficar mais seguro e ter a certeza de que terá o seu dinheiro de volta, caso aconteça qualquer problema com as suas aplicações de renda fixa.

Análise objetiva renda fixa em 2021

Análise objetiva renda fixa em 2021
Análise objetiva renda fixa em 2021 – Foto: Freepik

No tópico anterior, listamos 5 pontos relevantes a respeito dos títulos de renda fixa. Nosso objetivo é tirar conclusões e ajudar você a avaliar.

De acordo com os itens considerados no ponto anterior, podemos concluir que temos ao menos 4 pontos positivos contra um ponto negativo. São eles:

Ponto Negativo:

  • Baixa rentabilidade.

Pontos Positivos:

  • Liquidez;
  • Reserva de emergências;
  • Diversificação da carteira;
  • Segurança.

Em uma simples análise, que leva em consideração aspectos positivos e negativos da renda fixa em 2021, podemos rapidamente chegar a conclusão que ainda vale a pena investir na renda fixa. 

Mas, para que não fique dúvidas, vamos detalhar melhor a nossa análise no próximo tópico.

O que esperar da renda fixa em 2021?

O que esperar da renda fixa em 2021?
O que esperar da renda fixa em 2021? – Foto: Freepik

É preciso levar em consideração que devido a sua natureza, os títulos de renda fixa não podem ser considerados opções de boa rentabilidade, independentemente do ano e do momento econômico que vivemos.

Os títulos de renda fixa estão atrelados a segurança, logo a rentabilidade acaba ficando em segundo plano.

Existe uma máxima no mercado que diz o seguinte: “Quanto maior o risco, maior a rentabilidade.”

Logo, podemos concluir, que para um risco menor, a rentabilidade também será menor.

Sendo assim, o que vai determinar se ainda vale a pena investir, é basicamente o perfil do investidor, que pode ser dividido basicamente em dois eixos:

Investidores que buscam segurança: Para investidores que buscam segurança e estabilidade, os títulos da renda fixa permanecem como a melhor opção para investir em 2021.

 Investidores que buscam rentabilidade: Por outro lado, para aqueles que preferem a rentabilidade e estão dispostos a correr riscos maiores, a renda fica não é a melhor opção e acaba perdendo espaço para títulos de renda variável, como ações e fundos imobiliários.

No entanto, vale destacar que mesmo quem investe visando a alta rentabilidade, deve abandonar por completo a renda variável. Lembre-se da regra de diversificação da carteira de investimentos.

Para finalizar, podemos concluir o seguinte que ainda vale a pena investir, nos seguintes casos:

  • Diversificação da carteira;
  • Segurança contra oscilações do mercado.

Tenha a certeza de que você não encontrará altas rentabilidades em títulos de renda fixa, com o atual patamar da Selic.

Qual é a sua opinião e avaliação sobre o assunto tratado nesse conteúdo? Ainda vale a pena investir?

Contribua com o Investidor 10 deixando o seu comentário e seguindo a nossa página no Instagram.

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui