Mercado digital 2021: Em meio a um cenário de pandemia, qual foi o comportamento do mercado? Quais são as apostas e os investimentos que estão em ascensão no universo digital?

Neste conteúdo, vamos realizar uma análise completa do mercado digital 2021, incluindo os principais pontos de destaque e as principais tendências para o futuro.

Então não perca a oportunidade, acompanhe este conteúdo até o final e fique por dentro de tudo.

O que avaliar antes de investir
Homem apontando para o gráfico no notebook – Foto por Freepik

Panorama do mercado digital 2021

Em um ano de pandemia e lojas físicas fechadas, o mercado digital chamou a atenção com números consistentes e crescimento significativo. 

Pelo menos é o que indicam os relatórios e dados da GWI e da We Are Social 2021 que serão apresentados logo na sequência deste conteúdo, confira:

1.Uso de celulares e smartphones

De acordo com o último relatório da We Are Social, 5,22 bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizam um telefone celular, número que equivale a aproximadamente 66,6% da população mundial.

No entanto, no último ano, o número de novos usuários em dispositivos móveis cresceu 1,8% e as expectativas dos especialistas indicam que o número de usuários de celulares e dispositivos móveis deve continuar crescendo.

2.Internet

Em janeiro de 2021, aproximadamente 4,66 bilhões de pessoas em todo o mundo usavam a Internet, um crescimento de 316 milhões, ou 7,3% em relação ao período pré-pandemia.

Na prática, significa que 59,5% da população mundial é formada por pessoas que utilizam a internet ativamente.

Chama atenção os números que indicam que os usuários da internet gastam em média 7 horas por dia usando a Internet.

Se o uso da Internet permanecer nesses níveis ao longo de 2021, os usuários juntos devem somar aproximadamente 12 trilhões de horas online até o final do ano.

3.Mídias sociais

Dados recentes apontam que existem atualmente 4,20 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo. 

O número em questão aponta para um crescimento da ordem de 490 milhões de novos usuários nos últimos 12 meses, crescimento superior a 13%. 

Com base nesses números, é possível concluir que atualmente 53% da população mundial está presente nas mídias sociais.

Os usuários de mídia social do mundo inteiro devem somar um total de 3,7 trilhões de horas nas redes sociais até o fim de 2021.

4.Novos hábitos de pesquisa

No mercado digital 2021, novos hábitos de pesquisa ganham cada vez mais espaço. 

De acordo com uma pesquisa recente da GWI, mais de 7 em cada 10 entrevistados afirmam que utilizam ao menos uma ferramenta diferente dos mecanismos de pesquisa baseados em texto para realizar pesquisas e encontrar informações na internet.

Dentre os recursos utilizados, podemos destacar:

  • Pesquisa por voz ou comandos de voz;
  • Ferramentas de reconhecimento de imagem;
  • Pesquisas via redes sociais.

Por sinal, as pesquisas via redes sociais são aquelas que chamam a maior atenção pois indicam mudança significativa e importante de hábitos e comportamentos na internet.

Aproximadamente 45% dos usuários globais da Internet afirmam que recorrem às redes sociais quando procuram informações sobre produtos ou serviços que estão pensando em comprar.

5.Crescimento do e-commerce

Uma das histórias do mercado digital 2021 é sem dúvidas a rápida ascensão do comércio eletrônico, principalmente em virtude do isolamento social e da pandemia de COVID-19 o que levou consumidores em todo o mundo a abraçar as compras on-line.

De acordo com a GWI, em nível global, quase 77% dos usuários da Internet com idade entre 16 e 64 anos agora dizem que compram algo online todos os meses.

Por sua vez, dados do Statista apontam que a categoria Moda e Beleza está entre os destaques do comércio eletrônico mundial.

O que esperar para o futuro do mercado digital?

O que esperar para o futuro do mercado digital?
O que esperar para o futuro do mercado digital? – Foto: Freepik

Olhando para o mercado digital 2021, o que podemos esperar para o futuro? Confira!

Trabalho flexível: As rotinas de trabalho mais flexíveis e em home office devem continuar presentes na vida de muitas pessoas.

Com a pandemia, as empresas perceberam que podem economizar significativamente com o home office e ao mesmo tempo manter seus funcionários mais satisfeitos.

Produtos e serviços digitais: Produtos e serviços digitais devem continuar chamando a atenção e buscando cada vez mais o espaço das soluções tradicionais.

Em geral, os produtos e serviços digitais oferecem maior comodidade e menor custo, conquistando, portanto, a preferência do público.

Para o futuro, podemos esperar que as compras online, os marketplaces e o e-commerce em geral, continuem em crescimento.

Inteligência artificial: A inteligência artificial e a automação de tarefas também devem continuar crescendo em todo o mundo.

Dentre os maiores destaques no quesito inteligência artificial, podemos destacar os carros autônomos e também os serviços e softwares de assistência e atendimento virtual.

Fintechs financeiras: As fintechs de serviços financeiros devem continuar em forte crescimento, ocupando cada vez mais a lacuna deixada pelos bancos tradicionais.

Com serviços isentos de tarifas e linguagem conectada com o público, as fintechs devem ser observadas de perto.

Aplicativos de transporte e entrega: Serviços de transporte, entregas e delivery facilitam a vida das pessoas e devem continuar em alta.

Qual o impacto das mudanças do mercado digital no mundo dos investimentos?

Qual o impacto das mudanças do mercado digital no mundo dos investimentos?

É difícil prever os impactos das mudanças do mercado digital 2021 no futuro e no mundo dos investimentos. 

No entanto, ao avaliar os números e pesquisas recentes, as empresas que atuam nos seguintes segmentos precisam ser observadas:

  • Mídias Sociais;
  • E-commerce;
  • Serviços digitais;
  • Fintechs e startups.

Investidores e fundos de investimentos estão investindo cada vez mais em startups e fintechs, um dos exemplos mais recentes é o da Nuvemshop.

A plataforma de e-commerce para pequenos e médios varejistas anunciou no início de agosto o recebimento de um aporte de US$ 500 milhões (R$ 2,6 bilhões) junto aos fundos Insight Partners e Tiger Global Management. 

Com o aporte em questão, a empresa passa a figurar entre os unicórnios brasileiros, ou seja, grupo seleto de empresas, avaliadas em mais de US$ 1 bilhão de dólares.

Após o panorama apresentado neste conteúdo, quais são as suas expectativas para o mercado digital 2021?

Acompanhando o forte crescimento recente do mercado digital, onde e como investir para garantir bons retornos e resultados no futuro?

Contribua com este conteúdo e com outros leitores deixando o seu comentário.

Por fim, continue navegando em nosso blog e confira os nossos indicadores fundamentalistas de ações e outros ativos do mercado financeiro, clicando aqui.

Para finalizar, siga também a nossa página no Instagram e fique sempre por dentro de novidades e assuntos mais interessantes relacionados ao mundo dos investimentos.

Até a próxima!