Como fazer o dinheiro trabalhar para você?
Você sabe o que são e como funcionam os juros rotativos do cartão de crédito? Neste conteúdo, vamos ajudar você a entender o que faz esse assunto ser tão comentado e explicar porque os consumidores devem fugir desse tipo de juros. Além disso, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você que acabou caindo no crédito rotativo do cartão a sair dessa armadilha. Para saber mais sobre o tema e conferir o que o Investidor 10 separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Os juros rotativos são as taxas cobradas quando um titular de cartão de crédito não paga o saldo total de sua fatura no prazo de vencimento. Na prática, ao invés de quitar a totalidade da dívida, o titular paga apenas uma parcela dela (o pagamento mínimo ou um valor entre o mínimo e o total da fatura). Os juros rotativos são então aplicados sobre o saldo remanescente. Eis as características dos juros rotativos aplicados aos cartões de crédito:
Para evitar o endividamento, é muito importante que os titulares de cartões estejam cientes sobre o funcionamento dos juros rotativos e tomem medidas para minimizar ou evitar essas taxas.
Fugir dos juros rotativos do cartão de crédito é fundamental para uma gestão financeira saudável, visto que esses juros costumam ser um dos mais altos do mercado financeiro. Aqui estão algumas estratégias e dicas para evitar ou minimizar o impacto desses juros:
Ao construir uma reserva de emergência e utilizar o cartão de crédito de forma inteligente, você conseguirá evitar o temido juros rotativo do cartão de crédito.

O que mudou nos juros rotativos do cartão de crédito? O sistema de juros rotativos dos cartões de crédito passou por mudanças como resposta a preocupações com o endividamento do consumidor e taxas de juros extremamente elevadas. Em 2017, com a implementação da Resolução 4.549 do Banco Central, entraram em vigor mudanças significativas nas regras dos juros rotativos. Entenda o que mudou:
A intenção dessas mudanças foi tornar o uso de cartões de crédito mais transparente e menos oneroso para os clientes, evitando que eles entrassem em ciclos prolongados de dívida com taxas de juros muito elevadas. No entanto, ainda é muito importante que os usuários de cartão de crédito compreendam suas responsabilidades e gerenciem seus gastos para evitar dívidas desnecessárias.
Aqui no Investidor 10 você aprende tudo o que precisa para organizar sua vida financeira, ficar livre de dívidas e construir seu patrimônio investindo. Precisa de ajuda para organizar a gestão de suas finanças e sair das dívidas com o cartão de crédito? Comece pelo nosso curso de finanças pessoais. O curso é indicado para quem está endividado, com as finanças descontroladas, ou não consegue poupar para investir. Veja algumas coisas que você vai aprender durante o curso:
Para mais conteúdos sobre finanças e investimentos, continue acompanhando o blog do Investidor 10 e siga nossas redes sociais.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?