Ativos geradores de renda é o sonho de muita gente que quer ganhar dinheiro enquanto dorme.

Afinal, sempre estamos buscando maneiras de gerar a famosa renda passiva e não precisar trabalhar por obrigação, não é?

Para viver de renda é preciso investir em ativos geradores de renda, onde o dinheiro que você colocar ali, ao longo do tempo, irá te retornar rendimentos de maneira recorrente, sejam juros, dividendos, aluguéis e afins.

O que são ativos geradores de renda

Ilustração de jovens investidores. A esquerda uma mulher sentada em pilha de moedas. No centro, uma mulher rendando uma planta de moedas. Na direita, um rapaz carregando uma moeda.
O que são os ativos geradores de renda? – Foto Freepik.

Primeiramente, ativos geradores de renda é um conceito até que simples: é tudo aquilo que ao você possuir, irá te dar dinheiro de maneira recorrente.

Ou seja, um imóvel que você aluga, uma empresa, ações, títulos públicos entre tantos outros.

Para esclarecer melhor, o mercado de capitais possui outras duas classes de ativos, um para guardar o dinheiro de maneira segura e outro para crescer nosso patrimônio:

  • Reserva financeira: são ativos mais seguros e líquidos, que utilizamos para montar nosso colchão financeiro, como CDBs de liquidez diária e Tesouro Selic.
  • Crescimento: ativos de crescimentos possuem maior incerteza no futuro, porém apresentam a característica de crescer, diferente da Reserva que se mantém constante. São exemplos de ativos de crescimento as ações e ETFs.

Portanto, ativos geradores de renda é um pouco dos dois. Ele não possui tanta liquidez e segurança como renda fixa, mas não é necessário aplicar seu dinheiro por tanto tempo na renda variável para ter algum retorno.

Razões para investir em ativos geradores de renda do mercado Financeiro

Ilustração de um homem regando plantas com símbolos de seus objetivos: faculdade, casa e renda. Para atingir esses objetivos, precisamos investir em ativos geradores de renda.
Investir em ativos geradores de renda potencializa seus rendimentos mensais – Foto Freepik.

#1 Ter renda extra sem trabalhar

Ativos geradores de renda são essenciais se você quer reforçar os rendimentos do seu trabalho.

Ou seja, quer ter uma renda extra? Investir nesses ativos são uma boa pedida.

Pois, com o valor aplicado, você receberá de maneira recorrente os rendimentos em sua conta, sem ter que trabalhar a mais por isso!

#2 Liberdade para fazer o que quiser

Assim como esses ativos te geram renda passiva, outro benefício é te dar liberdade.

Isto é, ao possuir ativos geradores de renda em seu portfólio, eles irão de propiciar uma tranquilidade financeira muito maior, pois os rendimentos não dependem das horas ou com o que você trabalha.

Então, quando você investe, por exemplo, em ações pagadores de dividendos, mais liberdade você tem para fazer o que bem entender.

Afinal, não terá obrigação de bater ponto para ter o salário e pagar as contas, pois seus ativos já farão isso por você.

#3 Ativos financeiros te dão mais liquidez e paz de espírito

Agora, um motivo forte para optar por ativos do mercado financeiro é que eles te propiciam maior liquidez e paz de espírito:

  • Liquidez: o valor que você investir será mais rápido para poder resgatá-lo completamente. Diferente de uma casa, que levará meses ou anos para você conseguir vender e ter seu dinheiro de volta.
  • Paz de espírito: ao ser dono de uma empresa (mesmo que não atue no dia a dia) ou um imóvel de aluguel, terá problemas que você precisará resolver. Os ativos financeiros não têm essa de ficar correndo atrás de pepinos, é aplicar o dinheiro e deixar lá.

Exemplos de ativos geradores de renda

Ilustração com um jovem usando um tablet, com um monitor atrás apresentando gráficos e um cofre em forma de porco. São vários ativos geradores de renda que podemos investir.
São vários os ativos que podem te gerar renda passiva – Foto Freepik.

Certo, sabemos o que são e porquê ter esses ativos, mas quais ativos financeiros são geradores de renda?

Fundos Imobiliários

Para quem gosta de imóvel, ser cotista de um Fundo Imobiliário é o paraíso.

Afinal, você terá rendimentos recorrentes vindo de diversos imóveis do portfólio sem ter a dor de cabeça com inquilinos e manutenção!

Ao ser cotista de um fundo, você se expõe a um portfólio de imóveis de uma só vez. Você pode ser dono dos grandes shoppings de São Paulo através de um único investimento!

Quer saber mais de como investir nesses fundos? Então, veja nosso artigo tudo sobre Fundos Imobiliários!

Tesouro com Juros Trimestrais

No Tesouro Direto nós temos dois títulos que pagam juros trimestrais: IPCA (NTN-B) e prefixado (NTN-F)

O título IPCA com juros trimestrais (NTN-B) te protege da inflação, por ser atrelado ao índice IPCA acrescido de uma taxa prefixada, enquanto a cada seis meses te paga os juros predefinidos na compra desse título.

Enquanto o Prefixado (NTN-F) tem o mesmo funcionado do título anterior, porém esse não é atrelado à inflação do país.

Dessa forma, o título NTN-F possui sua rentabilidade prefixada no ato da compra. Porém, é importante saber que esse título sofre oscilações de preço de mercado conforme as taxas praticadas.

Ainda assim, o título prefixado pode ter vantagens dependendo do cenário econômico que se espera pro futuro.

Ações pagadores de Dividendos

O investimento em ações possui mais risco, por conta da volatilidade do mercado.

Contudo, há uma forma de como ganhar além das oscilações de preço das ações!

Isso é possível através de ações que são pagadoras de dividendo. Assim, essas empresas distribuem para seus acionistas de tempos em tempos parte de seu lucro.

Portanto, tendo essas ações em portfólio, toda vez que a empresa distribuir o lucro dela, você receberá uma parte, pois é seu direito quando se torna acionista.

Ademais, aqui na Investidor10 temos um ranking de ações pagadores de dividendo para você conhecer essas empresas!

Por fim, não podemos deixar de falar que é essencial diversificação nos investimentos.

Assim, dependendo de seus objetivos e fase da vida terá uma distribuição diferente entre os ativos de reserva, de crescimento e os ativos geradores de renda.

Pode parecer tentador colocar todo ou quase todo seu dinheiro nesses ativos geradores de renda. Porém, dessa forma você estará expondo seu capital a muito risco.

Enfim, tenha uma boa estratégia de diversificação para poder aproveitar dos benefícios das três classes de ativos discutidas no artigo.