5 vantagens do ETF. Confira!
Você conhece as vantagens do ETF? Você sabe o que é um ETF é porque ele pode ser um investimento bastante vantajoso para investidores de qualquer tipo? A verdade é que nem todas as pessoas conhecem esse tipo de ativo, ainda mais aquelas que não estão habituadas a fazer investimentos na bolsa de valores. Levando isso em conta, o Investidor10 decidiu falar um pouco hoje sobre as 5 vantagens do ETF, um tipo de investimento que pode trazer muitos retornos. Vamos começar?
O que é ETF?
Antes de falarmos especificamente sobre as vantagens do ETF, é importante esclarecer exatamente o que é esse tipo de investimento. De forma resumida, trata-se de um fundo. A sigla ETF significa “Exchange Trade Found”, que pode ser traduzido como “Fundo negociado em bolsa”, e que, diferente de outros fundos, pode ser de renda variável e fixa. No caso, o ETF investe em índices de referência. Por exemplo, existe um ETF baseado no Ibovespa, o BOVA11, que aplica em todas as empresas que fazem parte do índice. A proporção do investimento em cada empresa respeita ao peso que cada empresa possui para a composição do índice. O que significa que se trata de um fundo quase passivo. A lógica por trás desse tipo de fundo é a de que, a longo prazo, a bolsa sempre se valoriza, e o mesmo vale para segmentos da economia ou qualquer outro critério que um índice siga. Agora que você já sabe o básico do que é um ETF, vamos falar sobre as 5 vantagens do ETF.
1. É fácil investir em um ETF
É fácil investir em um ETF A primeira das 5 vantagens do ETF é sobre o como é fácil investir neles. Trata-se de um investimento que possui poucas coisas que devem ser consideradas. Isso acontece devido a sua natureza pouco flexível. Grosso modo, basta criar uma conta em uma corretora, entrar em um Home Broker, escolher o seu ETF e comprar as cotas. No caso, você não precisará estudar cada uma das empresas que fazem parte do índice, já que isso não influencia em nada na gestão do mesmo, que já segue um índice fixo. Por outro lado, se você não quiser levar nenhum susto, pode ser interessante estudar o cenário macroeconômico do país ou do setor da economia que o ETF representa.
2.São ativos naturalmente diversificados
A segunda das 5 vantagens do ETF é o fato de que ele já é um investimento diversificado por si, pelo fato das empresas do índice poderem ser muito diferentes. Sim, isso porque um índice de que agrupa empresas pelo seu valor de mercado, por exemplo, podem contar empresas de todos os setores da economia. O mesmo vale para índices que agrupam empresas que mais pagam dividendos, ou com o melhor preço por ação, ou que melhor seguem práticas ESG e etc. Há muitos tipos.
3.Fácil exposição ao mercado internacional
A terceira das 5 vantagens do ETF é o fato de que é perfeitamente possível investir em ações de empresas do exterior adquirindo as cotas de um desses fundos. Isso porque, como o investidor não está investindo diretamente nas ações dessas empresas, ele não precisa passar pela burocracia de ter uma conta no exterior. Um dos índices mais famosos desse tipo, é o IVVB11, que replica o índice com as maiores empresas dos Estados Unidos. Empresas com bilhões de valor de mercado. Essa também é uma ótima forma de começar a entender melhor como funciona o mercado de outros países e sentir na pele quais são as principais diferenças.
4.Alto nível de transparência
Alto nível de transparência A quarta das 5 vantagens do ETF é o fato de que se trata de um investimento altamente transparente, pois todas as empresas escolhidas pelo índice são rigorosamente checadas. Além do que, é muito fácil verificar quais são as empresas que compõem os índices, já que se tratam de informações públicas. Não é preciso se preocupar com uma gestão ativa. Por outro lado, se o investidor não quiser mais ser cotista um ETF, ele pode facilmente vender a sua cota sem se preocupar com a situação de empresas específicas.
5.Barato e seguro
Então, a quinta das 5 vantagens do ETF, é o fato de que se trata de um investimento com um custo bastante baixo, ainda mais se comparado às empresas as quais ele investe. Com o preço pago por um ETF não seria possível adquirir uma ação de cada uma das empresas que compõem o índice. O que também protege o investidor de riscos. Esse tipo de investimento também retira das costas do investidor a responsabilidade por qualquer mal feito de uma empresa, já que o investidor não é diretamente o seu sócio.
Bônus: Vantagens do ETF de renda fixa
Você se lembra que nós falamos que um ETF também podia ser composto de ativos de renda fixa? Então veja algumas vantagens do ETF de renda fixa:
- Não há incidência de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras);
- O imposto sobre o lucro é de apenas 15%;
- Não existe cobrança come-cotas.
Vale ressaltar que um ETF de renda fixa pode ser composto de títulos públicos, seguindo majoritariamente os índices da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiros e Capitais).
Então vale a pena investir em um ETF?
Agora que você já conhece todas as vantagens do ETF, você pode estar se perguntando se, no fim das contas, vale mesmo a pena comprar cotas desse tipo de fundo. Bem, se você é um investidor iniciante, a resposta é sim. Isso porque, além de ser um ativo mais seguro e previsível, ele serve como uma boa introdução ao mercado. Isso não significa, no entanto, que esse investimento não possa ser útil para investidores mais experientes. Na realidade, ele pode ser muito útil para testar um determinado setor. Já aqueles investidores conservadores que querem começar a diversificar a sua carteira, podem ver no ETF uma excelente porta de entrada para se acostumarem. Por fim, considere que o ETF é um investimento que não requer um acompanhamento diário ou mesmo grandes tomadas de decisão. É só deixar o mercado atuar.
Gostou de aprender sobre as vantagens do ETF? Então aproveite para seguir o Investidor10 nas redes sociais.