A empresa Wells Fargo & Company é uma holding financeira e uma holding bancária líder em serviços financeiros que fornece um conjunto diversificado de produtos e serviços bancários, de investimento e hipotecas, bem como finanças comerciais e ao consumidor.
Os serviços bancários são ofertados por meio de escritórios e agências bancárias, internet e outros canais de distribuição para indivíduos, empresas e instituições em todos os 50 estados, no Distrito de Columbia e em países fora dos Estados Unidos.
A Wells Fargo oferece uma variedade de serviços, incluindo contas correntes e de poupança, cartões de crédito e débito, e empréstimos para automóveis, hipotecas e residências, além de empréstimos para pequenas empresas.
A empresa oferece também, serviços de planejamento financeiro, private banking, gestão de investimentos, soluções financeiras para empresas por meio de produtos e serviços, incluindo empréstimos comerciais tradicionais e cartas de crédito.
O banco conta com quatro segmentos operacionais:
- Banco de Crédito ao Consumidor;
- Banco comercial;
- Banco Corporativo e de Investimento;
- Gestão de Riqueza e Investimento.
História da empresa
A história do Wells Fargo inicia em 1852, quando seus fundadores Henry Wells e William G. Fargo, os mesmos fundadores da American Express criaram uma startup inovadora para ajudar os clientes a construir negócios e administrar dinheiro.
Inicialmente, a empresa ofertava serviços expressos para transações em dinheiro e serviços bancários na Califórnia. No entanto, em 1905, a Wells Fargo separou suas operações bancárias e expressas.
Na mesma época, o banco do Wells Fargo se funde com o Nevada National Bank para formar o Wells Fargo Nevada National Bank.
Por sua vez, em 1918 como medida de guerra, o governo dos Estados Unidos assumiu o controle dos serviços de expresso da Wells Fargo.
Agora, com negócios concentrados no setor bancário, a Wells Fargo Nevada National Bank se funde com a Union Trust Company para formar o Wells Fargo Bank & Union Trust Company.
Anos mais tarde, em 1954, a Wells Fargo Nevada National Bank passa a se chamar apenas Wells Fargo Bank. Desde então, o banco iniciou um forte processo de expansão por meio da aquisição de outras empresas do setor financeiro e inauguração de agências.
Dentre as aquisições mais relevantes, pode-se destacar a aquisição do Barclays Bank da Califórnia em 1988, a aquisição de 130 agências do Great American Bank na Califórnia em 1991 e a aquisição do First Interstate Bancorp em 1996.
Após aquisições de destaque na década de 90, o Wells Fargo Bank foi adquirido pela Norwest Corporation que optou por continuar os negócios sob o nome já conhecido “Wells Fargo”.
Retornando as aquisições, Wells Fargo adquiriu nos anos 2000 o National Bank of Alaska, a First Security Corporation, a HD Vest Financial Services, o Greater Bay Bancorp, dentre outras instituições financeiras.
A Wells Fargo está listada no setor de Financeiro e categorizada na indústria de Bancos Regionais.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR WFCO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker WFC.
Informações Complementares
A empresa Wells Fargo & Company (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 210,29 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 178,15 Bilhões.
Com um total de 268.531 funcionários, a empresa está listada no setor de Financeiro e categorizada na indústria de Bancos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 82,89 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 18,74 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 11,22, um P/VP de 1,18 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da WFC ficou em 2,38%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR WFCO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker WFC.