A Kinder Morgan Inc. integra o setor de energia, sendo categorizada na indústria de óleo, gás e combustíveis consumíveis, fundada por Richard D. Kinder e William V. Morga.
A criação da Kinder Morgan foi motivada pela visão de seus fundadores de consolidar ativos de infraestrutura energética e oferecer soluções eficientes para o transporte e armazenamento de energia.
Com foco inicial em oleodutos e terminais, a empresa buscou atender à crescente demanda por infraestrutura energética nos Estados Unidos e no Canadá. Para isso, a companhia conta com um portfólio que inclui oleodutos, gasodutos, terminais de armazenamento e operações relacionadas ao transporte de gás natural, petróleo bruto, líquidos de gás natural e dióxido de carbono.
Além de oferecer serviços de processamento e armazenamento de energia, garantindo suporte logístico para grandes consumidores industriais, com operações nos Estados Unidos, Canadá e México.
Dessa forma, a rede de ativos abrange milhares de quilômetros de oleodutos e terminais, conectando grandes centros de produção a mercados consumidores estratégicos.
Entre os fatores de mercado que influenciam suas operações estão a demanda global por combustíveis fósseis, o desenvolvimento de fontes de energia renovável e as regulamentações ambientais.
A Kinder Morgan também investe em projetos de captura de carbono e infraestrutura de gás natural liquefeito (GNL), alinhando-se às tendências de transição energética.
Com mais de 10.500 funcionários, a estrutura da empresa inclui uma ampla rede de oleodutos, terminais e instalações de processamento, sendo sua operação segmentada em divisões específicas para cada tipo de combustível e serviço.
No Brasil, a Kinder Morgan é negociada na NYSE através do BDR KMIC34, enquanto no exterior suas ações estão disponíveis pelo ticker KMI.
História e quando foi criada a kinder morgan inc.
Fundada em 1997, em Houston, Texas, a Kinder Morgan Inc. nasceu da visão de Richard D. Kinder e William V. Morgan, ex-executivos da Enron, a ideia inicial era adquirir ativos de infraestrutura energética subvalorizados e transformá-los em operações lucrativas.
Nos primeiros anos, a empresa concentrou esforços na aquisição de ativos e na integração de operações, e durante esse período, expandiu sua atuação com a aquisição de oleodutos e terminais nos Estados Unidos, focando em aquisições para ampliar sua presença em mercados estratégicos.
Foi na década de 2000, com a compra de ativos significativos, incluindo gasodutos e terminais de armazenamento, que a companhia acelerou a expansão de suas operações, dando entrada no mercado canadense e a diversificação para serviços de transporte de gás natural e dióxido de carbono.
Sua oferta pública inicial (IPO) foi realizada em 2011, permitindo à Kinder Morgan captar recursos para financiar sua expansão e adquirir a El Paso Corporation, em 2012, que a posicionou como uma das maiores operadoras de infraestrutura energética da América do Norte.
Entre 2020 e 2024, a Kinder Morgan direcionou esforços significativos para alinhar suas operações às tendências globais de transição energética, buscando diversificar suas fontes de receita e reduzir a exposição a riscos associados às mudanças no mercado de combustíveis fósseis.
Um dos principais focos foi o investimento em projetos de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS), uma tecnologia que permite capturar emissões de CO₂ de fontes industriais e armazená-las de forma segura no subsolo. Essa iniciativa está alinhada com as metas globais de redução de emissões e atende à crescente demanda por soluções de baixo carbono por parte de governos e indústrias.
Informações Complementares
A Empresa Kinder Morgan Inc. (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 62,06 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 31,87 Bilhões.
Com um total de 10.530 funcionários, a empresa está listada no setor de Energia e categorizada na indústria de Óleo, Gás e Combustíveis Consumíveis.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 15,10 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 2,61 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 23,75, um P/VP de 1,95 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da KMI ficou em 4,12%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR KMIC34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker KMI.