Zamp (ZAMP3): Mubadala passa a deter 58,2% da dona do Burger King no Brasil

Com o aumento de participação, o fundo árabe adquiriu o controle acionário da Zamp

Author
Publicado em 21/02/2024 às 16:15h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 21/02/2024 às 16:15h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)
(Shutterstock)

O Mubadala, fundo soberano de investimentos de Abu Dabhi, adquiriu o controle acionário da Zamp (ZAMP3), a controladora das redes de restaurantes Burger King e Popeys no Brasil.

📈 O Mubadala já detinha 39,57% das ações da Zamp desde dezembro de 2023, mas elevou a sua participação e agora controla 58,2% do capital social da companhia. Em fato relevante publicado nesta quarta-feira (21), a Zamp informou que o Mubadala passou a deter:

  • 105.948.900 ações ordinárias de emissão da companhia, representativas de aproximadamente 38,5% do capital social total;
  • instrumentos derivativos de liquidação financeira (total return swap) correspondentes a 8.000.000 de ações ordinárias, representativas de aproximadamente 2,9% do capital social total da companhia;
  • 11.572.800 ADRs (American Depositary Receipts) representativos de 46.291.200 de ações ordinárias de emissão da companhia, correspondentes a aproximadamente 16,8% do seu capital social total.

Mubadala promete atuação ativa

🍔 O aumento da participação acionária resultou na aquisição do controle acionário da Zamp pelo Mubadala. E o fundo árabe já avisou, em carta enviada à empresa brasileira, que pretende passar a atuar ativamente em suas assembleias gerais diante disso.

"O aumento de participação acionária e exposição econômica na Companhia se insere na estratégia de investimento dos adquirentes, executada ao longo dos últimos meses, com o objetivo de atuar ativamente junto à Companhia e contribuir no desenvolvimento e na execução de suas estratégias de crescimento de longo prazo", afirmou o Mubadala.

A operação ocorre na esteira da saída da gestora Fitpart da Zamp. A gestora detinha 16,81% das ações da companhia, mas zerou sua posição na terça-feira (20). No mesmo dia, Hugo Alberto Segre Junio renunciou aos cargos de membro efetivo que ocupada no Conselho de Administração e do Comitê de Gente e Remuneração da Zamp. 

Leia também: CEO da Taesa (TAEE11) renuncia ao cargo

Starbucks

A Zamp também confirmou nesta quarta-feira (21) a intenção de adquirir a licença da Starbucks no Brasil. A negociação foi antecipada pelo jornal "Valor Econômico" na terça-feira (20).

A companhia disse que iniciou tratativas com a Starbucks Corporation sobre o direito de explorar a marca e desenvolver as operações da Starbucks no Brasil. Contudo, ressaltou que nenhuma proposta ou acordo foi feito até então.

Em comunicado, afirmou que "é comum a avaliação de novas oportunidades de investimento que possam gerar valor para a Companhia e seus acionistas".

Fora do Novo Mercado

Ao atingir 30,4% do capital social da Zamp, em novembro de 2023, o Mubadala já propôs a saída da empresa do Novo Mercado da B3, o segmento de mais alto padrão de governança da Bolsa brasileira. A medida foi aprovada em assembleia de acionistas no início de 2024, mesmo diante de críticas de outros acionistas e dirigentes da empresa.

Na ocasião, o Mubadala disse que a Zamp tem um alto potencial de crescimento, mas estava limitada às condições de financiamento impostas pelo Novo Mercado. Por isso, afirmou que a saída voluntária do Novo Mercado poderia contribuir com o crescimento de longo prazo da Zamp. 

Entre as novas possibilidades de financiamento citadas à época pelo Mubadala, estavam a combinação de negócios com empresas que possuem negócios sinérgicos com os da Zamp e que não integram o Novo Mercado, a emissão de ações preferenciais e a migração da listagem principal da companhia para mercados estrangeiros.

ZAMP3

ZAMP S.A
Cotação

R$ 2,77

Variação (12M)

-55,32 % Logo ZAMP S.A

Margem Líquida

-2,11 %

DY

0%

P/L

-8,34

P/VP

0.46