Xi Jinping diz que China e UE devem resistir à ‘intimidação’
Nesta sexta-feira (11), a China aumentou para 125% a tarifa contra os EUA.

🗣️ O presidente da China, XI Jinping, comentou sobre as tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), em encontro com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, nesta sexta-feira (11).
Jinping disse que a UE (União Europeia) e a China devem "resistir conjuntamente ao unilateralismo e à intimidação". "[Os países] devem manter a tendência de globalização econômica e o ambiente do comércio internacional, e resistir conjuntamente ao unilateralismo e à intimidação", disse.
Ele ainda acrescentou: "China e União Europeia devem não apenas resguardar seus próprios direitos e interesses legítimos, mas também a justiça e a equidade internacionais, bem como as regras e a ordem internacionais". Logo depois da entrevista coletiva, Sánchez declarou que as tensões comerciais não devem interferir no desenvolvimento da sua cooperação.
“Tanto a Espanha como a Europa têm um importante déficit comercial com a China em que devemos trabalhar para sanar”. Mas, segundo ele, "Não devemos permitir que as tensões comerciais interfiram no potencial crescimento de nossa relação, entre China e Espanha e entre China e a UE”.
Leia também: China eleva para 125% tarifa contra EUA, mas promete ignorar novas taxas
💭 O volume de importações espanholas de produtos chineses alcança 45 bilhões de euros (289 bilhões de reais), ao passo que as exportações para a China totalizam 7,4 bilhões de euros (49 bilhões de reais). Além disso, as declarações chegam no mesmo dia em que a China elevou as tarifas sobre todos os produtos importados dos Estados Unidos de 84% para 125%.
Apesar disso, o país afirmou que pretende ignorar quaisquer aumentos adicionais anunciados pelos EUA daqui em diante, já que as medidas se tornaram uma "piada" no governo Trump.
"A imposição sucessiva de tarifas excessivamente altas à China pelos EUA tornou-se nada mais do que um jogo de números, sem real significado econômico. Isso apenas expõe ainda mais a prática americana de usar tarifas como arma para intimidação e coerção, transformando-se em uma piada”, disse o porta-voz do Ministério do Comércio de Pequim.
Ele ainda disse que a China "se baseou em autossuficiência e trabalho árduo — nunca em esmolas de terceiros, e ela não teme nenhuma repressão injusta. Independentemente de como o ambiente externo mude, a China permanecerá confiante, focada e se concentrará em administrar bem seus próprios assuntos".
🗨️ Apesar das novas retaliações, na última quinta-feira (10), Trump mudou o tom e chegou a chamar o presidente chinês de "amigo". "Ele é meu amigo, o presidente Xi (Jinping). Eu gosto dele, eu o respeito, (...) é um cara inteligente que ama seu país, isso é um fato, eu o conheço muito bem", disse Trump a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca. "Eu acho que ele vai querer chegar a um acordo, acho que isso acontecerá", acrescentou.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA