Warren Buffet está preocupado com as eleições americanas (e não tem a ver com os candidatos)

Criminosos usam deepfake para suposto apoio do magnato aos candidatos

Author
Publicado em 24/10/2024 às 16:41h - Atualizado 29 dias atrás Publicado em 24/10/2024 às 16:41h Atualizado 29 dias atrás por Wesley Santana
(Imagem: Reprodução/Youtube)
(Imagem: Reprodução/Youtube)

🤖 Um dos maiores investidores do mundo tem motivos de sobra para se preocupar com as eleições presidências dos Estados Unidos. No entanto, o que preocupa Warren Buffet não é a performance dos candidatos, mas o uso de sua imagem para supostamente endossar a campanha de Donald Trump ou Kamala Harris.

Nesta semana, a empresa do magnata divulgou um comunicado afastando qualquer possibilidade dele de apoiar algum candidato na disputa. Na verdade, alertou seus fãs sobre vídeos produzidos com inteligência artificial em que ele estaria supostamente junto de Trump ou Harris.

"À luz do aumento do uso das mídias sociais, houve inúmeras alegações fraudulentas sobre o endosso do Sr. Buffett a produtos de investimento, bem como seu endosso e apoio a candidatos políticos", diz o comunicado. "O Sr. Buffett não endossa atualmente e não endossará prospectivamente produtos de investimento ou endossará e apoiará candidatos políticos”, diz comunicado.

🍔 Leia mais: Bactéria no hamburguer faz ações do McDonald’s (MCDC34) desabarem; entenda

Os vídeos em questão são os chamados deepfake em que criminosos usam a tecnologia para criar imagens falsas. Neste caso, eles estariam criando versões em que o empresário fala sobre um dos candidatos na disputa pela Casa Branca.

O magnata já foi alvo de outros vídeos falsos, como um que promovia Bitcoin em uma suposta entrevista à rede de TV americana Fox News. "Eu nem sei como entrar no Instagram", disse Buffett na época. "Qualquer coisa que eles vejam com minha imagem ou minha voz, simplesmente não sou eu”, complementou.

Muitos políticos, celebridades e empreendedores tem sido alvo de manobras criminosas como essa, que, no Brasil, é proibida pelas regras da Justiça Eleitora. Artistas de Hollywood, inclusive, lançaram um manifesto recente para tentar alertar os fãs sobre os golpes feitos por meio da deepfake.