Voa Brasil começa em abril, diz ministro

Programa de passagens aéreas baratas já passou por vários atrasados

Author
Publicado em 04/04/2024 às 12:54h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 04/04/2024 às 12:54h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é um dos mais movimentados da América do Sul. Foto: Shutterstock
Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é um dos mais movimentados da América do Sul. Foto: Shutterstock

✈️ Nesta quarta-feira (3), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou que o programa Voa Brasil deve sair neste mês.

O projeto do governo federal prevê passagens aéreas de até R$ 200 tinha previsão de ser lançado em fevereiro, ainda para o período do carnaval, mas só vai sair do papel agora. A pasta, no entanto, não cravou um dia para o lançamento oficial.

O Planalto planeja ofertar, em parceria com as companhias aéreas, 5 milhões de passagens para um grupo de brasileiros composto por 21 milhões de pessoas. Estão nesta lista os aposentados que recebem até 2 salários mínimos, além dos milhares de alunos do Prouni, programa que concede bolsas de estudo em universidades privadas.

👔 Leia também: Haddad quer transição ‘tranquila’ para novo presidente do Banco Central

O Voa Brasil foi capitaneado pelo ex-ministro Márcio França (PSB-SP), que hoje é responsável pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Além de atuar como um benefício para os grupos, o programa chega como parte de um socorro para as companhias aéreas que estão em crise no país. Com o pedido de Recuperação Judicial da Gol, em janeiro deste ano, o assunto se tornou uma das prioridades da pasta de Portos e Aeroportos.

Alerta para golpes

⚠️ O governo federal está alertando para diversas tentativas de golpes que surgiram partir do programa Voa Brasil. Criminosos estão usando o programa para roubar informações pessoais de quem tem interesse em se inscrever.

Segundo a Secretaria de Comunicação, o meio usado para o cadastro no programa será a página oficial Gov.br, onde o viajante terá acesso a todos os dados referentes ao programa. A pasta alerta, no entanto, que o projeto ainda está em fase de estudo, portanto, não há nenhum tipo de inscrição em andamento.

“Sites e links maliciosos estão usando o inédito Voa Brasil para capturar dados pessoais, mesmo com o programa sequer tendo sido lançado. Em caso de ligação, correspondência, mensagem de texto no celular ou via redes sociais solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Voa Brasil, denuncie essa por meio dos canais de atendimento ao usuário”, diz o comunicado.