Vale (VALE3): O que esperar do balanço, após produção bater expectativas no 4T25?
A Vale produziu 90,4 milhões de toneladas de minério de ferro no 4º trimestre.
Gustavo Pimenta, vice-presidente de finanças e relações com investidores (RI) da Vale (VALE3), virou réu em um processo sancionador na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Isso significa que a CVM formulou acusações contra ele e o caso agora irá a julgamento. Na abertura do pregão desta quarta-feira (20), as ações da empresa avançavam 0,11%, por volta das 10h30.
⚖️ Em meio à prolongada saga pela escolha do novo CEO da Vale, o nome de Gustavo Pimenta figurou entre os diversos executivos cotados para substituir Eduardo Bartolomeo. Além de Sérgio Rial, ex-CEO da Americanas (AMER3) e o presidente da Suzano (SUZB3), Walter Schalka.
O processo contra Gustavo Pimenta tem como base o vazamento de informações à imprensa sobre a venda de parte da unidade de metais básicos da empresa à Arábia Saudita, segundo apuração do jornal "O Globo".
📰 A investigação foi iniciada após a divulgação, em 25 de julho de 2023, de uma reportagem no "Valor Econômico", que reproduzia informações do "WSJ" (Wall Street Journal) sobre a iminente finalização do negócio por US$ 2,5 bilhões. A transação só foi oficialmente anunciada alguns dias depois, em 28 de julho.
Com o furo do WSJ, no mesmo dia, 25 de julho de 2023, a CVM questionou a Vale sobre a veracidade da informação e os motivos pelos quais a empresa não havia divulgado um fato relevante sobre o assunto.
Em resposta à CVM, Gustavo Pimenta afirmou que a companhia vinha manifestando ao mercado desde o ano anterior a intenção de vender parte do negócio de metais. Ele salientou que "as negociações ainda estavam em andamento mas não haviam sido concluídas."
👨 “Da mesma forma, não houve ainda uma decisão definitiva sobre os termos finais do possível acordo, inclusive partes e valores envolvidos, nem aprovação interna, nos termos da governança da companhia”, disse Pimenta.
Vale lembrar que a mineradora vendeu 13% da sua unidade de metais básicos, por US$ 3,4 bilhões. Embora Pimenta tenha apresentado justificativas à CVM sobre o vazamento de informações, as razões pelas quais a área técnica da Comissão decidiu torná-lo réu no processo ainda não estão claras. Esta é a primeira vez que Pimenta é acusado pela CVM.
Leia também: Ex-Americanas e Santander, Sergio Rial é cotado para a Vale (VALE3)
A Vale produziu 90,4 milhões de toneladas de minério de ferro no 4º trimestre.
A Vale produziu 336 milhões de toneladas em 2025, superando a Rio Tinto (RIOT34).
A mineradora produziu 90,4 milhões de toneladas de minério de ferro entre outubro e dezembro, resultado 6% superior ao registrado no 4T24.
Desempenho do Ibovespa em dólares garante lugar de destaque positivo ao Brasil, enquanto Wall Street derrapa.
Prefeitura cobrou medidas de controle, monitoramento e compensação ambiental após incidente.
As autoridades ambientais apontaram impactos sobre recursos hídricos, além de possível degradação da fauna e da flora locais.
O principal índice da bolsa brasileira recuou 0,08% e fechou aos 178.720,68 pontos, interrompendo a série de máximas consecutivas.
A estrutura de drenagem da mina Viga transbordou, após fortes chuvas atingirem a região.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?