Veja como será o funcionamento dos bancos e da bolsa neste fim de ano

Instituições não prestarão serviços nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro

Author
Publicado em 22/12/2024 às 13:33h - Atualizado Agora Publicado em 22/12/2024 às 13:33h Atualizado Agora por Wesley Santana
(Imagem: Shutterstuck)
(Imagem: Shutterstuck)

Com a chegada das festas de fim de ano, grande parte dos bancos e corretoras de investimentos anunciaram mudanças no horário de funcionamento. Em alguns dias, o expediente será reduzido e, em outros, interrompido completamente.

⏰ Nos dias 24 e 31 de dezembro, o atendimento das agências será feito apenas das 9h às 11h (horário de Brasília). Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá expedindo bancário em nenhuma instituição vinculado a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Os dias que antecedem as datas festivas terão funcionamento normal, das 10h às 16h, assim como a partir de 2 de janeiro, quando o calendário bancário retorna ao normal.

Em relação aos serviços digitais, o pagamento de contas por boleto e transferência de recursos via TED estarão indisponíveis nos feriados. No entanto, transações via PIX poderão ser realizadas de forma ininterrupta durante todo o final de ano, sem nenhuma exceção.

💰 Leia mais: Mais de 30 empresas aprovaram dividendos na semana, confira

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços”, diz nota da Febraban.

Bolsa de valores

📅 Nesta semana, o expediente da bolsa de valores só será feito na segunda-feira (23), quando os investidores poderão fazer negociações no horário normal. Na terça, dia 24, o funcionamento será restrito a algumas operações muito específicas.

Na próxima semana, segue no mesmo esquema: negociação normal no dia 30 de dezembro e operação limitada no dia 31 de dezembro. Nos dias 25 e 1º de janeiro não haverá nenhum tipo de negociação na bolsa de valores do Brasil.

Os bancos e corretoras de investimentos devem seguir o mesmo calendário da bolsa, portanto, não será possível registrar solicitações fora do horário da B3. O expediente da bolsa retorna ao normal em 2 de janeiro, seguindo o calendário anual do mercado financeiro.