Vazamento de dados atinge 22 mil chaves Pix, diz BC

Informações eram de clientes das instituições Pagcerto e IUGU

Author
Publicado em 11/06/2024 às 14:36h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 11/06/2024 às 14:36h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Pix é o sistema de pagamento instantâneo oficial do Brasil. Foto: Shutterstock
Pix é o sistema de pagamento instantâneo oficial do Brasil. Foto: Shutterstock

💻 Embora seja popular e considerado sucesso, quase sempre surge uma notícia sobre vazamento de dados do Pix. A última aconteceu nesta semana, quando 22 mil chaves foram expostas, segundo o BC.

As informações vazadas são de clientes das instituições financeiras Pagcerto e IUGU, e os problemas teriam ocorrido entre abril e maio deste ano. De acordo com a autoridade monetária, no entanto, dados sensíveis -como senhas e informações financeiras- não foram expostas.

📱Leia mais: BC quer Pix no Google e Apple Pay

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras, diz nota do BC. “Foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, completou.

Este foi o quinto comunicado de vazamento de chaves Pix feito pelo BC só neste ano. Em abril, a instituição informou que foram expostos dados de mais de 130 mil chaves de clientes atrelados ao aplicativo Abastece Aí, empresa subsidiária do Posto Ipiranga.