VALE3 e PETR4 ajudam Ibovespa, em dia de julgamento de Bolsonaro
Dólar também opera em alta, com ameaça de novas sanções dos EUA a Moraes.

O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (9), mesmo com o mercado em estado de alerta por causa da retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
📈 O principal índice da B3 chegou a tocar nos 142,2 mil pontos às 11h47. Depois, desacelerou, mas seguiu em alta. Às 12h02, por exemplo, subia 0,10% às 12h02, aos 141.928 pontos.
O Ibovespa é impulsionado sobretudo pelas ações de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4). Isso porque as ações da Vale avançavam 1,06% e os papeis ordinários da Petrobras ganhavam 1,14%, impulsionados pela alta dos preços internacionais do minério de ferro e do petróleo, respectivamente.
⛽ Também está na conta do mercado a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que a Petrobras deve avançar na exploração de petróleo na Foz do Amazonas.
O Banco do Brasil (BBAS3) também operava no azul, com alta de 0,72%, apesar do receio de que os Estados Unidos voltem a sancionar autoridades brasileiras na esteira do julgamento de Bolsonaro.
O dólar segue a mesma tendência. Às 12h, a moeda subia 0,16% e era cotada a R$ 5,42. Na máxima do dia, chegou a se aproximar dos R$ 5,44.
Julgamento
A Primeira Turma do STF retomou o julgamento do ex-presidente e de mais sete réus por tentativa de golpe de Estado nesta terça-feira (9). O primeiro voto é do ministro Alexandre de Moraes, que tem conta no Banco do Brasil e já foi sancionado pelos Estados Unidos.
Na véspera, o subsecretário de Diplomacia Pública do governo Trump, DarrenBeattie, sugeriu que novas sanções podem estar a caminho.
Ele alegou que Moraes e outros "indivíduos" estariam cometendo "abusos de autoridade" que têm minado liberdades fundamentais. Logo depois, avisou que os Estados Unidos continuariam a "tomar as medidas cabíveis".

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Bitcoin (BTC) fica quase 10% mais barato em agosto, enquanto Ibovespa salta; veja ranking
Investimentos presentes na bolsa de valores brasileira levam a melhor, em momento de fraqueza do dólar também.

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial