MG multa Vale (VALE3) em R$ 1,7 mi e paralisa atividades em duas minas
Além da multa, a mineradora teve atividades suspensas em áreas estratégicas dos empreendimentos de Fábrica e Viga.
O presidente do Conselho de Administração da Vale (VALE3), Daniel Stieler, emitiu um comunicado nesta quarta-feira (17) para "reiterar a lisura do processo de escolha do novo Presidente da Companhia".
📰 De acordo com a Vale, Daniel Stieler decidiu se manifestar sobre o assunto por causa "das notícias com tom especulativo publicadas recentemente pela mídia".
Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal "O Globo", a consultoria Russell Reynolds sugeriu 15 nomes para o comando da Vale, mas o Conselho de Administração da mineradora segue dividido e avaliava outras opções para o cargo. O atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, seria um dos cotados.
Diante desses rumores, o presidente do Conselho de Administração da Vale disse nesta quarta-feira (17) que "não há definição sobre a lista de candidatos participantes do processo até o presente momento".
🗣️ Stieler ainda reafirmou sua "total confiança na capacidade do Conselho de tomar a melhor decisão, de acordo com o Estatuto Social da Vale, Regimento Interno do Conselho de Administração, políticas corporativas da Companhia e legislação aplicável".
E reforçou a confiança no apoio da Russell Reynolds na "busca de um Presidente que atenda às qualificações necessárias para a posição, alinhadas às expectativas dos acionistas".
Leia também: Vale (VALE3): Produção de minério de ferro atinge 80,6 mi de toneladas no 2º tri
"Em nome da transparência e do respeito a acionistas, empregados, clientes, fornecedores, parceiros e comunidades onde a Vale atua, o Presidente do Conselho reitera o seu compromisso em assegurar a manutenção dos princípios éticos que norteiam os trabalhos da Companhia e dos seus órgãos colegiados", diz o comunicado.
Stieler afirmou também que "não poupará esforços para que os processos de integridade e governança da Companhia continuem a ser cumpridos" e ressaltou que "o cronograma de sucessão está sendo rigorosamente seguido".
Pelo cronograma definido pela Vale, o Conselho de Administração da mineradora tem até 30 de setembro para definir uma lista tríplice de candidatos, com apoio das indicações da Russell Reynolds. A partir daí, o próximo presidente da Vale será escolhido até o início de dezembro.
À frente da Vale desde 2019, Eduardo Bartolomeo deixa o cargo de CEO no fim do ano, mas vai apoiar a transição para o novo presidente e será consultor da mineradora até dezembro de 2025.
Além da multa, a mineradora teve atividades suspensas em áreas estratégicas dos empreendimentos de Fábrica e Viga.
A Vale produziu 90,4 milhões de toneladas de minério de ferro no 4º trimestre.
A Vale produziu 336 milhões de toneladas em 2025, superando a Rio Tinto (RIOT34).
A mineradora produziu 90,4 milhões de toneladas de minério de ferro entre outubro e dezembro, resultado 6% superior ao registrado no 4T24.
Desempenho do Ibovespa em dólares garante lugar de destaque positivo ao Brasil, enquanto Wall Street derrapa.
Prefeitura cobrou medidas de controle, monitoramento e compensação ambiental após incidente.
As autoridades ambientais apontaram impactos sobre recursos hídricos, além de possível degradação da fauna e da flora locais.
O principal índice da bolsa brasileira recuou 0,08% e fechou aos 178.720,68 pontos, interrompendo a série de máximas consecutivas.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?