Usina de Itaipu bate 3 bilhões de MWh, suficiente para abastecer o planeta por 43 dias

A hidrelétrica tornou-se a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.

Author
Publicado em 11/03/2024 às 18:17h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 11/03/2024 às 18:17h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
Foto - Shutterstock
Foto - Shutterstock

⚡ A usina hidrelétrica de Itaipu Binacional atingiu um marco significativo no sábado (9), ao alcançar a marca de 3 bilhões de MWh (megawatts-hora) de produção desde o início de suas operações em 1984.

Operada pelo Paraguai e pelo Brasil, Itaipu tornou-se a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, com capacidade para abastecer todo o planeta por 43 dias.

Segundo a própria Itaipu, é improvável que esse volume de energia seja superado por qualquer outra hidrelétrica nas próximas décadas.

Além disso, a energia produzida por Itaipu seria suficiente para suprir as necessidades do Brasil por 5 anos e 11 meses.

A usina de Três Gargantas, na China, é a segunda maior geradora de energia, que produziu 1,66 bilhão de MWh até 2023.

Itaipu foi inaugurada em 5 de maio de 1984 e atingiu a marca de 1 bilhão de MWh em junho de 2001, alcançando posteriormente os 2 bilhões de MWh em 2012.

Brasil e Paraguai estão em disputa sobre os valores cobrados pela energia gerada por Itaipu. Os países precisam chegar a um acordo sobre as tarifas, pois o tratado original expirou no ano passado.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Brasil está sendo firme nas negociações com o Paraguai sobre as questões financeiras relacionadas a Itaipu, reconhecendo que isso afeta a tarifa de energia elétrica no país.