Trump tira EUA da Unesco novamente
Para os EUA, a agência cultural das Nações Unidas é “ideológica”.

Nesta terça-feira (22), o Departamento de Estado informou que o governo de Donald Trump (Partido Republicano) decidiu retirar novamente os EUA (Estados Unidos) da Unesco. Para os EUA, a agência cultural das Nações Unidas é “ideológica” e sua permanência não seria compatível com os interesses nacionais.
🚨"A Unesco promove causas sociais e culturais polarizadoras e mantém um foco desproporcional nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda ideológica e globalista de desenvolvimento internacional que vai contra nossa política externa America First [EUA em primeiro lugar, em português]", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, em comunicado.
Em 2018, no seu primeiro mandato, Trump retirou os EUA da Unesco, defendendo reformas na instituição. Já em julho de 2023, Joe Biden reintegrou o país à agência cultural das Nações Unidas. A Unesco lamentou nesta terça-feira a decisão do governo dos Estados Unidos. A saída dos EUA será efetivada em dezembro de 2026.
Leia também: Senador dos EUA ameaça taxar Brasil em 100% se país seguir comprando petróleo russo
“Lamento profundamente a decisão do presidente Donald Trump de, mais uma vez, retirar os Estados Unidos da América da Unesco. (...) Por mais lamentável que seja, esse anúncio já era esperado, e a Unesco se preparou para isso”, disse a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay.
⚠️ Vale citar que janeiro, o presidente retirou os Estados Unidos da OMS (Organização Mundial da Saúde). Em julho de 2020, enquanto a pandemia de Covid-19 se espalhava pelo mundo, o governo de Trump retirou-se formalmente da organização.
Na época, a justificativa foi a "má gestão da pandemia de Covid-19 pela organização que surgiu de Wuhan, China e outras crises globais de saúde, sua falha em adotar reformas urgentemente necessárias e sua incapacidade de demonstrar independência da influência política inapropriada dos estados-membros da OMS", dizia o texto.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano