Trump anuncia Kevin Warsh como novo presidente do Fed

Aos 55 anos, Kevin Warsh já integrou o Conselho de Diretores do Fed entre 2006 e 2011

Author
Publicado em 30/01/2026 às 07:34h - Atualizado Agora Publicado em 30/01/2026 às 07:34h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) (Imagem: Ansa Brasil)
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) (Imagem: Ansa Brasil)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou Kevin Warsh para assumir a presidência do Fed (Federal Reserve), em substituição a Jerome Powell. 
Mais cedo, o presidente disse que a escolha não seria uma surpresa aos mercados. “Muita gente acha que é alguém que poderia ter estado lá há alguns anos. Será alguém muito respeitado, conhecido por todos no mundo financeiro”, disse. 
A indicação ocorre em meio às pressões de Trump para que o Fed promova cortes mais agressivos nos juros. A autoridade monetária reduziu a taxa básica três vezes em 2025, mas manteve o intervalo entre 3,50% e 3,75% na reunião realizada na quarta-feira (28). 
Após a decisão, Trump criticou o atual presidente do Fed, Jerome Powell, afirmando que não havia justificativa para manter os juros americanos "tão elevados" e voltou a chamá-lo de um "idiota", dizendo que ele está "prejudicando o país e a segurança nacional".
"Ele está custando aos Estados Unidos centenas de bilhões de dólares por ano em despesas com juros totalmente desnecessários e injustificadas", afirmou o republicano, reiterando que as taxas americanas deveriam ser as "menores do mundo".

Quem é Kevin Warsh

Aos 55 anos, Kevin Warsh já integrou o Conselho de Diretores do Fed entre 2006 e 2011. Ele é formado em políticas públicas pela Universidade de Stanford e em direito pela Universidade de Harvard, além de ter cursado especializações em mercado financeiro e dívida no MIT. 
Entre 1995 e 2002, atuou no Morgan Stanley, um dos maiores bancos dos Estados Unidos. Na área política, foi assessor econômico do ex-presidente George W. Bush entre 2002 e 2006, antes de assumir um cargo no Fed.