Trump descarta eleições na Venezuela nos próximos 30 dias

O republicano disse que qualquer processo eleitoral deverá ocorrer somente depois de uma reorganização do cenário interno.

Author
Publicado em 06/01/2026 às 09:04h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 06/01/2026 às 09:04h Atualizado 1 dia atrás por Elanny Vlaxio
Delcy Rodríguez está como presidente interina (Imagem: Shutterstock)
Delcy Rodríguez está como presidente interina (Imagem: Shutterstock)
🗣️ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), descartou eleições na Venezuela nos próximos 30 dias. A manifestação foi feita dois dias após a operação militar conduzida pelo governo norte-americano que terminou com a prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. 
Em conversa com a NBC News, o republicano explicou que qualquer processo eleitoral deverá ocorrer somente depois de uma reorganização do cenário interno venezuelano. Segundo ele, a nação sul-americana “precisará ser consertada” antes de reunir condições para a realização de um pleito. 
No domingo (4), as Forças Armadas venezuelanas reconheceram a vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina após a detenção de Maduro. No mesmo dia, Rodríguez divulgou uma carta aberta ao presidente Trump, na qual pediu diálogo, o fim das hostilidades e a construção de uma agenda de cooperação entre os dois países. 
🔉 O presidente americano reforçou que pretende acompanhar de perto o governo que assumiu interinamente na Venezuela. Em entrevista à revista The Atlantic, Trump afirmou que não deseja enfrentar novos impasses com a administração venezuelana. 
O republicano chegou a fazer elogios à atual governante, destacando que se trata da primeira mulher na história a chefiar o Poder Executivo do país sul-americano. Apesar disso, foi enfático ao tratar das medidas esperadas no período de transição e declarou: "Se ela [a presidente interina da Venezuela] não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior que Maduro".

Um pouco sobre o ataque

A ofensiva aconteceu na madrugada do sábado (3), quando forças especiais dos EUA efetuaram a captura de Maduro e Flores. O movimento incluiu bombardeios em Caracas e nos Estados de Miranda, La Guaira e Aragua. 
💬 Trump anunciou ainda que um grupo de autoridades dos Estados Unidos ficará responsável por acompanhar o governo venezuelano durante o período de transição. Entre os nomes citados está o secretário de Estado Marco Rubio, o secretário de Defesa Pete Hegseth.