Trump assina ordem para rebatizar Golfo do México para 'Golfo da América'

O decreto foi divulgado pela Casa Branca na última segunda-feira (20).

Author
Publicado em 21/01/2025 às 11:53h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 21/01/2025 às 11:53h Atualizado 3 minutos atrás por Elanny Vlaxio
Segundo o republicado, o nome é "bonito" e "apropriado" (Imagem: Shutterstock)
Segundo o republicado, o nome é "bonito" e "apropriado" (Imagem: Shutterstock)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para renomear o Golfo do México como "Golfo da América". O decreto foi divulgado pela Casa Branca na noite da última segunda-feira (20).

🗣️ No anúncio de renomeação feito na última segunda-feira (20), a ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton (Partido Democrata) riu enquanto Trump anunciava seus planos de renomear o Golfo do México e o Monte Denali, no Alasca. 

Segundo o republicano, o nome é "bonito" e apropriado porque o México tem um déficit "enorme" com os EUA. "É apropriado porque o México tem um déficit enorme com a gente, e nós fazemos todo o trabalho lá", disse. De acordo com o documento, a justificativa para a troca tem relação com o desempenho da aérea para o comércio dos EUA. 

Leia também: "Eles precisam de nós mais do que precisamos deles", diz Trump sobre Brasil e América Latina

"O Golfo continuará a desempenhar um papel fundamental na formação do futuro da América e da economia global, e em reconhecimento a este recurso econômico florescente e sua importância crítica para a economia da nossa Nação e seu povo, estou determinando que ele seja oficialmente renomeado como Golfo da América", diz a ordem.

Também na ordem executiva de renomeação, o presidente determinou a mudança do nome do Monte Denali, a montanha mais alta da América do Norte, com mais de 6.000 metros de altitude, para Monte McKinley. Essa decisão tem como objetivo homenagear o ex-presidente William McKinley, que governou os Estados Unidos entre 1897 e 1901.

O que é o Golfo do México

💬 O Golfo do México, a maior extensão de água do tipo no mundo, encontra-se cercado pelos continentes norte e sul-americano. Com uma área aproximada de 1,55 milhões de km², abriga um subsolo rico em reservas petrolíferas. Além dos Estados Unidos, as costas do Golfo do México banham o México e Cuba.