21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
🤑 Os juros compostos pagos pelos títulos públicos negociados no Tesouro Direto devem continuar em alta 2025, conforme o analista Rafael Passos, da Ajax Asset, embora a renda fixa do governo já esteja perto das máximas (ou acima delas em alguns vencimentos) nesta terça-feira (21).
Por um lado, é uma excelente notícia para quem deseja realizar novos aportes na renda fixa com o menor risco de crédito do país, emprestando o seu dinheiro para o governo brasileiro e recebendo em troca juros reais próximos de 8% ao ano, uma baita proteção do poder de compra do investidor.
Já na outra face da moeda, quem carrega títulos públicos na carteira desde a virada do ano, sobretudo aqueles que têm prazos de resgate de longo prazo, estão vendo o seu patrimônio marcado a mercado com prejuízos que beiram −20%, caso os mesmos investidores optassem por vender antecipadamente os seus títulos ao Tesouro Direto, que sempre garante a recompra.
📊 Por exemplo, o Tesouro IPCA+ 2045 tem desvalorização de −8,22% no acumulado do ano, enquanto o Tesouro IPCA+ 2035 e 2029 têm perdas marcadas de −4,67% e −0,69%. Como deu para perceber, quanto mais distante é o prazo de resgate, mais implacável é o efeito da marcação a mercado, desvalorizando o preço dos títulos para compensar a disparada das taxas.
No entanto, o título público que ostenta o maior prejuízo na marcação a mercado no período é o Tesouro Renda+ 2065, cujo desconto no preço unitário já chega a −17,12%. Para o especialista, a renda fixa do governo tende a continuar pressionada com juros compostos lá em cima.
"A primeira reunião ministerial em 2025 mostra que o governo Lula se direciona para a próxima disputa eleitoral, o que deve permear as alianças com os partidos e envolver mudanças na Esplanada. Com isso, pode até haver contingenciamento preventivo e aperto na regra de liberação de recursos, mas sem cortes e mudanças estruturais nas contas públicas, o que deve continuar a trazer pressão para os investimentos brasileiros", comenta Passos.
Na avaliação de diversos especialistas ouvidos pelo Investidor10, o Tesouro Selic 2027 ou 2029 são os títulos de renda fixa do governo mais adequados para lidar com o cenário atual de preocupações com as contas públicas e projeções de taxa Selic acima de 15% ao ano.
🔎 Acompanhe a seguir os preços e as rentabilidades dos títulos públicos no Tesouro Direto na tarde de hoje:
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Einar Rivero, CEO da Elos Ayla, revela a rentabilidade dos principais investimentos em novembro e nos últimos 12 meses.
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?